Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3004
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Jovens em conflito com a lei: a escola no processo de reinserção ao convívio social
Autor(es): Vasques, Natchéli Chaves Caldas
Primeiro Orientador: Freitas, Diana Paula Salomão de
1° Membro da banca: Freitas, Diana Paula Salomão de
2° Membro da banca: Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
3° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
Resumo: O Estatuto da Criança e do Adolescente responsabiliza o jovem por seu ato, considerando que a escola desempenha um papel central no desenvolvimento e na formação da criança e do adolescente como principal aliada no cumprimento de medidas socioeducativas. Porém, o acesso à escola tem demonstrado dificuldades para acolher adolescentes que estão em conflito com a lei e fazer com que nela permaneçam. Esse fato é comprovado por estudos que mostram que a saída da escola é fenômeno comum na vida de adolescentes infratores, e que uma parte significativa deles se encontra fora da escola, em razão de não encontrar, neste lugar, a base necessária e fundamental para sua permanência. Assim, a presente monografia tem a intenção de contribuir com algumas reflexões acerca da relação entre o jovem autor de ato infracional e a escola, a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola do município de Bagé. A perspectiva teórica assumida na pesquisa está embasada em autores que entendem a educação como possibilidade de libertação, em oposição às relações de opressão e dominação, tendo como objetivo geral compreender porque razão jovens do município de Bagé, em conflito com a lei, têm dificuldades em concluir seus estudos na Educação Básica Para tanto, utilizou-se, como referências para o diálogo teóricos: Paulo Freire, Tomaz Tadeu, Miguel González Arroyo e Sandra Corazza, os quais considera-se autores preocupados com as especificidades dos fenômenos sociais e com a inclusão social de indivíduos marginalizados da sociedade. A monografia apresenta resultados de uma pesquisa onde os envolvidos propuseram-se a fazer uma reflexão de como acontece esse processo de reinserção desses jovens ao meio social e de como a escola vêm intervindo a fim de evitar a evasão escolar desses educandos colocando-se como principal aliada nesse processo de inclusão.
Abstract: El Estatuto del niño y del adolescente culpa al joven por su acto, teniendo en cuenta que la escuela desempeña un papel central en el desarrollo y en la formación del niño y del adolescente como una aliada principal en el cumplimiento de las medidas socioeducativas. Sin embargo, el acceso a la escuela ha demostrado dificultades para acoger a los adolescentes que están en conflicto con la ley y para que en ella permanezcan. Este hecho está probado por estudios que demuestran que la salida de la escuela es un fenómeno común en la vida de los delincuentes, y que una parte significativa de ellos está fuera de la escuela, por no encontrar, en este lugar, la base necesaria y fundamental para su permanencia. Así, esta monografía pretende aportar algunas reflexiones sobre la relación entre el joven autor del acto infraccional y la escuela, de un estudio de campo entre ellos maestros y gerentes de una escuela en la ciudad de Bagé. La perspectiva teórica asumida en la investigación se basa en autores que entienden la educación como una posibilidad de liberación, a diferencia de las relaciones de opresión y dominación, con el objetivo general de entender por qué los jóvenes del municipio de Bagé, en conflicto con la ley, tienen dificultades para completar sus estudios en educación básica. Para ello se utilizó, como referenciales para el dialogo teórico: Paulo Freire, Tomás Tadeu, Miguel González Arroyo y Sandra Corazza, que se consideran autores preocupados con las especificidades de los fenómenos sociales y en la inclusión social de los individuos marginados por la sociedad. La monografía presenta los resultados de una investigación donde los implicados han propuesto una reflexión de cómo ocurre este proceso de reintegración de estos jóvenes a lo social y como la escuela está interviniendo para evitar la evasión escolar, al situarse como principal aliada en este proceso de inclusión.
Palavras-chave: Escola
Jovem
Conflito
Evasão escolar
Escuela
Joven
Conflicto
Evasión escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citação: VASQUES, Natchéli Chaves Caldas. Jovens em conflito com a lei: a escola no processo de reinserção ao convívio social. 37 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3004
Data do documento: 4-Jul-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Diversidade Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mono Natchéli Vasques 2017.pdf272.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.