???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3002
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.creatorMotta, Débora Tatiane Borges-
dc.date.accessioned2018-06-06T16:28:15Z-
dc.date.available2018-06-06-
dc.date.available2018-06-06T16:28:15Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.identifier.citationMOTTA, Débora Tatiane Borges. Promoção da educação socioambiental nas escolas públicas do município de Hulha Negra/RS por meio de concursos de projetos ambientais. 35 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3002-
dc.description.abstractThe present work investigated the Environmental Education practices developed in the schools of the municipality of Hulha Negra / RS, in order to obtain indications as to how these institutions contribute to the formation of citizens who can act consciously in society and with respect to the environment, where We obtained subsidies to analyze the projects submitted in the Environmental Projects Contest, an event organized by the Municipal Department of the Environment, which occurs in the municipality of Hulha Negra / RS. The study was carried out through an analysis of the 44 projects presented in the Environmental Projects Contest, developed by students and teachers of public schools in the municipality of Hulha Negra / RS in the years 2014, 2015 and 2016. With this Grouping by similarity, the themes of the projects arriving at three categories: Category 1 - Waste, which were grouped the themes: Selective Collection and Recycling, Environmental Services and Composting and Solid Waste; Category 2 - Soil, where the following themes were grouped: Preservation and Environmental Conservation and Recovery of degraded areas and Category 3 - Horts, which was the subject of School Gardens, for a better analysis and to reach the conclusion of the results. As conclusions it can be pointed out that educators have developed different projects and activities, encouraging the participation of students in events promoted by municipal management, thereby building an exchange of educational actions and providing each student with a process of learning outside the classroom , Where students take this transformation to their personal lives and the school forms citizens who can act consciously in society and in relation to the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSocial responsabilitypt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titlePromoção da educação socioambiental nas escolas públicas do município de Hulha Negra/RS por meio de concursos de projetos ambientaispt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Wagner Terra-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 edpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas do município de Hulha Negra/RS, a fim de obter indícios sobre como estas instituições contribuem para formação de cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade e com relação ao meio ambiente, onde conseguimos subsídios para analisar os projetos submetidos no Concurso de Projetos Ambientais, um evento organizado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, que ocorre no município de Hulha Negra/RS. O estudo foi realizado através de uma análise dos 44 projetos apresentados no Concurso de Projetos Ambientais, desenvolvidos por alunos(as) e professoras(es) de escolas públicas do município de Hulha Negra/RS nos anos de 2014, 2015 e 2016. Com isso agrupar-se por similaridade, as temáticas dos projetos chegando a três categorias: Categoria 1 – Resíduos, que foram agrupadas as temáticas: Coleta Seletiva e Reciclagem, Serviços Ambientais e Compostagem e Resíduos Sólidos; Categoria 2 – Solo, onde agrupou-se as temáticas: Preservação e Conservação Ambiental e Recuperação de áreas degradadas e Categoria 3 – Hortas, que ficou a temática Hortas Escolares, para uma melhor analise e chegar à conclusão dos resultados. Como conclusões pode-se apontar que os educadores têm desenvolvido projetos e atividades diferenciados, incentivando a participação dos alunos em eventos promovidos pela gestão municipal, com isso construindo uma troca de ações educativas e proporcionando a cada aluno um processo de aprendizagem fora da sala de aula, onde os alunos levam esta transformação para sua vida pessoal e a escola forma cidadãos que possam atuar de forma consciente na sociedade e com relação ao meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação e Diversidade Cultural

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mono Débora Motta 2017.pdf995.65 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???