???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3001
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.creatorSousa, Maria Constância Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-06-06T16:12:44Z-
dc.date.available2018-06-06-
dc.date.available2018-06-06T16:12:44Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Constância Ferreira de. A educação ambiental para além da reciclagem: investigando a compreensão de práticas educativas de professores do ensino fundamental. 42 p. 2017. Monografia (Especialização em Educação e Diversidade Cultural) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3001-
dc.description.abstractEste trabajo surge de la inquietud de la investigadora en verificar el porqué que las acciones desarrolladas sobre el tema educación ambiental, son siempre volcadas a la temática "reciclaje". Para eso ella investigó a sí y sus colegas obteniendo resultados que concuerde con su percepción inicial. El presente trabajo fue desarrollado en una escuela de enseñanza fundamental, ubicada en la zona urbana del municipio de Hulha Negra, en el estado de Rio Grande do Sul, con seis profesores de la educación primaria, comprendiendo entre ellos profesores de enseñanza primaria I y II, todos con Nivel Superior y postgrado concluidos en nivel de especialización. A estos se aplicaron cuestionarios con seis preguntas abiertas y cerradas, en las cuales los profesores fueron cuestionados sobre el tema Educación Ambiental, además del reciclaje. En estas cuestiones los mismos hablaron de su visión, sobre la importancia de la educación ambiental en el desarrollo de su trabajo docente y cómo se dirigen a las acciones de educación ambiental. Se obtuvieron resultados positivos sobre la importancia de la educación ambiental, verificándose que la mayoría de los docentes de la investigación comprende que el reciclaje es el tema más relevante a ser trabajado en educación ambiental. Se concluye que la comprensión y visión de los sujetos de esta investigación todavía está enfocada en la temática reciclaje de residuos, aunque esta temática tiene su importancia en el desarrollo de esta dimensión de la educación, se considera que un enfoque más complejo sobre el tema educación ambiental, para tanto, Debe realizarse.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectEnseñanza fundamentalpt_BR
dc.subjectMedio ambientept_BR
dc.subjectPrácticas docentespt_BR
dc.titleA educação ambiental para além da reciclagem: investigando a compreensão de práticas educativas de professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Wagner Terra-
dc.contributor.referee1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.contributor.referee2Silveira, Wagner Terra-
dc.contributor.referee3Oliveira, Gilnara Côrrea de-
dc.contributor.referee4Cappellari, Lize Helena-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização Educação e Diversidade Cultural - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho surge da inquietação da pesquisadora em verificar o porquê que as ações desenvolvidas sobre o tema educação ambiental, são sempre voltadas a temática “reciclagem”. Para isso ela investigou a si e seus colegas obtendo resultados que condizem com sua percepção inicial. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental, localizada na zona urbana do município de Hulha Negra, no estado do Rio Grande do Sul, com seis docentes da educação básica, compreendendo entre eles professores do ensino fundamental I e II, todos com nível superior e pós-graduação concluídos em nível de especialização. A estes foram aplicados questionários com seis perguntas abertas e fechadas, nas quais os docentes foram questionados sobre o tema Educação Ambiental, para além da reciclagem. Nestas questões os mesmos falaram da sua visão, sobre a importância da educação ambiental no desenvolvimento do seu trabalho docente e como eles visam as ações de educação ambiental. Foram obtidos resultados positivos sobre a importância da educação ambiental, verificando-se que a maioria dos docentes da pesquisa compreende que reciclagem é o tema mais relevante a ser trabalhado em educação ambiental. Conclui-se que a compreensão e visão dos sujeitos desta pesquisa ainda está focada na temática reciclagem de resíduos, embora esta temática tenha sua importância no desenvolvimento desta dimensão da educação, considera-se que uma abordagem mais complexa sobre o tema educação ambiental, para tanto deve ser realizada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação e Diversidade Cultural

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mono Maria Sousa 2017.pdf842.23 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???