Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.creatorAlves, Mera Cassao-
dc.date.accessioned2018-06-04T14:03:34Z-
dc.date.available2018-05-29-
dc.date.available2018-06-04T14:03:34Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.citationALVES, Merab Cassao. Reflexões sobre a constituição de uma docência de qualidade. 70 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2982-
dc.description.abstractTeaching is usually seen as a challenge, because in this profession we are responsible for the process of learning of other people. Many students in undergraduate courses have doubts about becoming teachers. I wanted to know the experiences of other graduates and teachers and based on these experiences; understand what is needed to practice good teaching. Based on it, this work has as its main objective; understand how to exercise a teaching of quality. For the research, individual interviews were conducted with teachers of basic education and undergraduate students. In addition to knowing different opinions about how to practice teaching of quality, it was possible to hear from these professionals and students their experiences in the classroom, as well as in the teaching and learning process. The union of the collected information promoted an important learning about the teaching work and contributed to the understanding of different ways to practice teaching with quality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andrea Pereira (andrea.pereira@unipampa.edu.br) on 2018-05-29T14:36:34Z No. of bitstreams: 1 Merab Cassao Alves 2016_2.pdf: 652680 bytes, checksum: f7fbc0195f7816c77518c5f1f1a33afd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2018-06-04T14:03:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Merab Cassao Alves 2016_2.pdf: 652680 bytes, checksum: f7fbc0195f7816c77518c5f1f1a33afd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-04T14:03:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Merab Cassao Alves 2016_2.pdf: 652680 bytes, checksum: f7fbc0195f7816c77518c5f1f1a33afd (MD5) Previous issue date: 2016-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectDocência de qualidadept_BR
dc.subjectFormas de ensinarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleReflexões sobre a constituição de uma docência de qualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Lúcia Maria Britto-
dc.contributor.referee3Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA docência é normalmente vista como um desafio, pois, nesta profissão somos responsáveis pelo aprendizado de outras pessoas. Muitos alunos em cursos de licenciatura apresentam dúvidas quanto a tornarem-se professores. O principal objetivo deste trabalho é compreender como exercer uma docência de qualidade. Para a pesquisa foram realizadas entrevistas individuais com professoras da educação básica e alunas de licenciaturas. Além de conhecer diferentes opiniões sobre como exercer uma docência de qualidade foi possível ouvir destas profissionais e estudantes suas vivências em sala de aula e no processo de ensino aprendizagem. A união das informações coletadas promoveu um importante aprendizado quanto ao trabalho docente e contribuíram para a compreensão de distintas formas de exercer uma docência de qualidade. Contatei que não existe um único método para ensinar, mas existem requisitos essenciais para a prática de uma docência de qualidade. Entre estes está o prazer na profissão o domínio do conteúdo e o reconhecimento de que sempre é possível ser melhor, mas para tais é preciso ser disponibilizado ao professor as condições mínimas necessárias para o ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Appears in Collections:Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Merab Cassao Alves 2016_2.pdf637,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.