Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2942
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação ambiental como prática no ensino fundamental de Santana do Livramento visando à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente
metadata.dc.creator: Pereira, André Luis Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Mari Eldionara Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Howes Neto, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee2: Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
metadata.dc.description.resumo: A Educação Ambiental (EA) cada vez mais vem sendo inserida no âmbito escolar, visando à adoção de práticas voltadas à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente como ferramenta para enfrentar a realidade atual, de maneira integrada construindo parâmetros de respeito aos limites ao meio onde se vive. A EA, através de programas educacionais busca alcançar objetivos como a conscientização, valores, sabedoria, experiências e determinação na busca de um convívio harmônico com a natureza. Compete à escola o papel de educar ambientalmente, instigar reflexões para que a EA tenha efeitos positivos de forma a compreender e reagir aos problemas ambientais mundiais. O Objetivo Geral deste trabalho foi identificar as práticas que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Educação do município de Santana do Livramento/RS junto as Escolas Municipais visando ao conhecimento em EA. Para alcançar o objetivo proposto neste estudo, optou-se pelo levantamento de campo (survey), realizando uma entrevista com a Secretária de Educação e Diretoras das Escolas A e B, e aplicando um questionário para os alunos. Os resultados evidenciam que, em consonância com a legislação, a Secretaria de Educação e Escolas, estão desenvolvendo e inserindo práticas em EA através de uma Formação Continuada para os docentes, encontros com trocas de experiências, relatos e Intercâmbio Cultural, Feira de Ciências, atividades na área ambiental visando a prevenção, cuidados com o meio ambiente, reciclagem e coleta seletiva de lixo, tanto no recinto escolar como fora deste, sejam como hortas comunitárias, participação em feiras de agricultura familiar, além de projetos junto às Universidade da Região da Campanha e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Junto aos alunos percebe-se o interesse pelo assunto, acreditando ser de suma importância sua inserção na escola.
Abstract: The Environmental Education (EA) is increasingly being inserted in the school environment with the objective of adopting practices related to conservation, recovery and improvement of the environment as a tool to face the current reality, in an integrated way building parameters of respect to the limits to the environment where you live. The EA through educational programs seeking to achieve goals like awareness, values, wisdom, experience and determination in the search for a harmonious coexistence with nature. It is up to the school the role of educating, instigate environmental reflections for that EA has positive effects in order to understand and react to global environmental problems. The general purpose of this research was to identify the practices developed by the Department of Education of the municipal district of Santana do Livramento/RS together with the municipal schools aiming at knowledge in EA. To achieve the objective of the research was used the field survey by realizing an interview with the Secretary of Education and the Directors of schools, and applying a questionnaire with the students. The results show that, agreement to existing legislation, the Department of Education and the schools are developing and inserting EA practices through a continuous training for teachers, holding meetings with exchanges of experiences, reports and cultural exchange, as well as science fair, activities in the environmental area aimed at prevention, care for the environment, recycling and selective collection of garbage both on school premises and outside oh this, such as community gardens, participation on family agriculture fairs, in addition to projects in conjunction with Universidade da Região da Campanha and the Universidade Estadual do RS. Students demonstrate interest in the subject and believe in the importance of insertion of the EA at school
Keywords: Gestão pública
Educação ambiental
Meio ambiente
Environmental education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Santana do Livramento
Citation: PEREIRA, André Luis Fernandes. Educação ambiental como prática no ensino fundamental de Santana do Livramento visando à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente acadêmico. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa,Santana do Livramento, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2942
Issue Date: 30-Nov-2017
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo André Luis Fernandes Pereira.pdf549,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.