Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2935
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O adjunto adverbial como fonte de coesão textual
Autor(es): Santana, Jairo de Almeida
Primeiro Orientador: Simioni, Leonor
1° Membro da banca: Silva, Renata Silveira da
2° Membro da banca: Barbosa, Vanessa Fonseca
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar o funcionamento do adjunto adverbial na constituição frasal, refletindo sobre sua função coesiva no texto, de modo a auxiliar na tessitura e na coerência textual. Para isso, parte-se da noção de texto, fundamentada pela Linguística Textual, desenvolvendo um breve olhar sobre os fatores de textualidade propostos por Beugrande e Dressler (1981), citados por Koch (2009a) e Marcuschi (2008), para possíveis análises das propriedades constituintes de um texto, a fim de enfocar na coesão textual, que é o direcionamento deste trabalho. Por outro lado, desenvolve-se um levantamento bibliográfico das principais descrições e classificações do advérbio/adjunto adverbial, assim como seu posicionamento na oração. A partir dessas articulações, passa-se à análise de dois textos narrativos, do gênero textual notícia, a fim de mostrar que, apesar de ser um termo acessório, o adjunto adverbial se mostra fundamental para que haja a coesão textual e, consequentemente, a coerência do texto. Por fim, chega-se à conclusão de que, ao retirar os adjuntos adverbiais, o texto perde muito da coesão textual, e que, em alguns fragmentos, se formou uma sequência de frases soltas, sem conexão. Conclui-se também que a posição do adjunto adverbial é algo a se considerar no momento de produção de textos, visto que esse movimento auxilia diretamente na coesão textual.
Abstract: Este “Trabalho de Conclusão de Curso” objetiva analizar el funcionamiento del adjunto adverbial en la construcción de la frase, reflexionando sobre su función cohesiva en el texto, de modo a auxiliar en la “tessitura" y en la coherencia textual. Para eso, se parte de la noción de texto, basada por la Lingüística Textual, desarrollando una breve mirada sobre los “fatores de textualidade” propuestos por Beugrande e Dressler (1981), citados por Koch (2009a) e Marcuschi (2008), para posibles análisis de las propiedades constituyentes de un texto, con el fin de enfocar en la cohesión textual, que es el direccionamiento de esta investigación. Por otro lado, se desarrolla un levantamiento bibliográfico de las principales descripciones y clasificaciones del adverbio/adjunto adverbial, así como su posicionamiento en la oración. A partir de esas articulaciones, se pasa al análisis de dos textos narrativos cortos, del género textual noticia, con el fin de mostrar que, a pesar de ser un termo accesorio, el adjunto adverbial se muestra fundamental para que se tenga la cohesión textual y, consecuentemente, la coherencia del texto. Por fin, se llega a la conclusión de que, al sacar los adjuntos adverbiales, el texto pierde mucho de la cohesión textual, e que, en algunos fragmentos, se formó una secuencia de frases sueltas, sin conexión. Se concluye también que la posición del adjunto adverbial es algo a considerarse en el momento de la producción de textos, visto que ese movimiento auxilia en la cohesión textual.
Palavras-chave: Linguística Textual
Coesão textual
Análise sintática
Adjunto adverbial
Texto
Lingüística Textual
Cohesión textual
Análisis sintáctica
Adjunto adverbial
Texto
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SANTANA, Jairo de Almeida. O adjunto adverbial como fonte de coesão textual. 46p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2935
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JairoSantana2017.pdfJairo de Almeida Santana 2017895.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.