Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2933
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O processo de ensino e aprendizagem de físcia no ensino médio: concepção dos alunos da 3ª série
metadata.dc.creator: Rodrigues, Fernanda Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Janaína Viário
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O Ensino de Física no Ensino Médio tem sido um tema de pesquisa que vem crescendo, principalmente na busca de amenizar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. A partir da temática dificuldades no Ensino de Física elencou-se como objetivo geral desta pesquisa, analisar as concepções dos alunos concluintes do Ensino Médio, de uma escola pública, em relação ao processo de Ensino de Física. Caracterizou-se metodologicamente quanto à natureza como qualitativa, quanto à abordagem como explicativa e quanto aos procedimentos como um levantamento, tendo como lócus uma escola pública estadual de Ensino Médio do município de Dom Pedrito/RS e como sujeitos 66 alunos da terceira série, para os quais aplicou-se um questionário semiestruturado. Os resultados foram organizados com base na análise de conteúdo de Bardin (2009), na qual elencaram-se como categorias de análise: Perfil dos sujeitos, Interesses e Processos de aprendizagens de Física. Verificou-se que a maioria dos jovens entrevistados pretende seguir os estudos após o Ensino Médio, bem como ingressar no mercado de trabalho. Quanto as concepções dos sujeitos sobre as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, evidenciou-se a relação destas com a Disciplina de Matemática, com a falta de interesse do próprio aluno, bem como, com as metodologias utilizadas nas aulas de Física. Sobre as metodologias, os alunos sugerem aulas diferenciadas com experimentos e uso do laboratório. Complementa-se que uma formação para os discentes envolvendo o uso de simuladores, jogos para trabalhar a Matemática podem ser uma alternativa para diminuir o discurso dos educandos que a Física é difícil.
Abstract: The teaching of Physics in High School has been a topic of research that is growing, mainly in the search of softening the difficulties in the process of teaching and learning. From the thematic difficulties in the Teaching of Physics it was listed as the general objective of this research, to analyze the conceptions of the high school students of a public school in relation to the process of Teaching Physics. It was characterized methodologically as to the nature as qualitative, as to the approach as explanatory and as to the procedures as a survey, having as locus a state public high school of the municipality of Dom Pedrito / RS and as subjects 66 students of the third series, for which were applied a semi-structured questionnaire. The results were organized based on the content analysis of Bardin (2009), in which they were classified as categories of analysis: Profile of the subjects, Interests and Processes of learning of Physics. It was verified that the majority of the young people interviewed intend to follow the studies after high school, as well as to enter the job market. Regarding the subjects' conceptions about the difficulties in the teaching and learning process, the relation of these with the Mathematics Discipline was evidenced, with the student's lack of interest, as well as with the methodologies used in the Physics class. About the methodologies, the students suggest differentiated classes with experiments and use of the laboratory. It complements that a formation for the students involving the use of simulators, games to work the Mathematics can be an alternative to diminish the discourse of the students that the Physics is difficult.
Keywords: Dificuldades
Alunos
Ensino médio
Ensino de física
Difficulties
Students
Secondary school
Physics teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: RODRIGUES, Fernanda Rodrigues de. Processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio:concepções dos alunos da 3ª série. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2933
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA RODRIGUES DE RODRIGUES.pdfFERNANDA RODRIGUES DE RODRIGUES 20171,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.