Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2932
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O tema "bioma pampa" em livros didáticos do 6º ano de ciências
metadata.dc.creator: Machado, Marcia Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Deble, Leonardo Paz
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Janaína Viário
metadata.dc.contributor.referee3: Duso, Leandro
metadata.dc.description.resumo: Foi realizado estudo sobre a abordagem do tema Bioma Pampa em Livros Didáticos do 6° ano com o objetivo de verificar se o referido tema estava sendo abordado de maneira equivalente aos demais Biomas Brasileiros e também se esta abordagem está coerente com o conhecimento científico sobre o tema. Foram analisados quatorze livros didáticos da 5ª série e 6º ano de Ciências, com datas de 2001 a 2012 que foram utilizados até 2016, conforme carimbo FNDE disponíveis em escolas da rede pública no município de Dom Pedrito-RS. A análise foi feita através de imagens, textos, mapas e gráficos. Sendo comparadas as informações para verificar se as mesmas estavam de acordo com o conhecimento científico do tema. As informações foram compiladas em tabelas, sendo identificado o número de vezes que o tema é tratado, sendo também inferida informações sobre a veracidade do assunto. Para complementar os dados, foram comparados o número de vezes que o Bioma Pampa é tema em Livros Didáticos. É importante ressaltar que a análise no 6º ano (antiga 5ª série) se devem justamente ao tema principal do conteúdo de Ciências, que trata da Biodiversidade, Ecologia e Ecossistemas. Dos quatorze livros analisados, apenas seis (42,86%) apresentam todos os biomas: Cruz, (2006), Gewandsznajder, (2006, 2009, 2012), Shimabukuro (2010) e Gowdak e Martins (2012). Os Biomas Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica foram os mais abordados. Por outro lado, o Bioma Pampa teve menor representatividade, estando presente em apenas nove (62,29%) exemplares. Cinco livros (37,71%) nem sequer citaram o Bioma; quatro (14,29%) abordam em apenas duas páginas; e três (21,43%) em menos de uma página. De acordo com os resultados apresentados nas tabelas e nas análises do tema Bioma em relação ao conhecimento científico, os textos são escassos, com discrepância de informação e conteúdo fragmentado. Foi verificado que o aumento do conhecimento científico sobre o Bioma Pampa não refletiu em maior abordagem do tema em Livro Didático do 6° ano de Ciências e as informações encontram-se desconexas em relação ao conhecimento científico. Com base neste estudo, percebe-se a necessidade de apoio de materiais didáticos para incrementar o conhecimento sobre o Tema Bioma Pampa e também permitir uma melhor inserção regional do aluno a sua realidade.
Abstract: A study was carried out on the approach of the Pampa Bioma theme in Didactic Books of the 6th year in order to verify if this theme was being approached in an equivalent way to the other Brazilian Biomes and also if this approach is consistent with the scientific knowledge about the theme . Fourteen textbooks of the 5th grade and 6th year of Science were analyzed, with dates from 2001 to 2012 that were used until 2016, according to the FNDE stamp available at public schools in the municipality of Dom Pedrito-RS. The analysis was done through images, texts, maps and graphs. The information was compared to verify if they were in agreement with the scientific knowledge of the subject. The information was compiled in tables, being identified the number of times that the subject is treated, being also inferred information about the truthfulness of the subject. To complement the data, we compared the number of times the Pampa Biome is theme in Didactic Books. It is important to emphasize that the analysis in the 6th year (old 5th grade) is due to the main theme of the content of Sciences, which deals with Biodiversity, Ecology and Ecosystems. From the fourteen books analyzed, only six (42.86%) present all the biomes: Cruz, (2006), Gewandsznajder, (2006, 2009, 2012), Shimabukuro (2010) and Gowdak and Martins (2012). The Pantanal, Amazon and Atlantic Forest Biomes were the most approached. On the other hand, the Pampa Biome was less representative, being present in only nine (62.29%) specimens. Five books (37.71%) did not even cite the Biome; four (14.29%) approach in only two pages; and three (21.43%) in less than one page. According to the results presented in the tables and in the analyzes of the Bioma theme in relation to scientific knowledge, texts are scarce, with discrepancies in information and fragmented content. It was verified that the increase of the scientific knowledge on the Pampa Bioma did not reflect in greater approach of the subject in Didactic Book of the 6th year of Sciences and the information is disjointed in relation to the scientific knowledge. Based on this study, it is noticed the need of support of didactic materials to increase the knowledge about the Bioma Pampa Theme and also allow a better regional insertion of the student to its reality.
Keywords: Bioma pampa
Ciências
Livro didático
Pampa biome
Sciences
Didactic book
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: MACHADO, Marcia Gomes. O tema "bioma pampa" em livros didáticos do 6º ano de ciências. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2932
Issue Date: 5-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIA GOMES MACHADO.pdfMARCIA GOMES MACHADO1,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.