Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2908
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Do livro ao filme Terra sonâmbula, uma adaptação, uma viagem a Moçambique
metadata.dc.creator: Sanmartin, Andréia
metadata.dc.contributor.advisor1: Kelm, Miriam Denise
metadata.dc.contributor.referee1: Kelm, Miriam Denise
metadata.dc.contributor.referee2: Corrêa, Lúcia Maria Britto
metadata.dc.contributor.referee3: Rêgo, Zila Letícia Goulart Pereira
metadata.dc.description.resumo: Com o título “Do livro ao filme Terra Sonâmbula, uma adaptação, uma viagem a Moçambique”, o presente trabalho realiza um estudo comparativo entre as obras, o livro Terra Sonâmbula de Mia Couto (1992) e a adaptação cinematográfica (2007) do mesmo, sob a direção e o roteiro da moçambicana Teresa Prata, e, também, uma investigação a respeito dos aspectos histórico-sociais referidos tanto na obra literária como na fílmica. Para isso, utilizou-se a Teoria da Adaptação, ressaltando as características particulares dos gêneros literário e fílmico. A pesquisa buscou informações em sites, jornais eletrônicos, livros e artigos sobre a obra e sobre os fatos históricos relacionados a mesma. O resgate da cultura moçambicana e seus diversos elementos, se torna importante e contribui para a busca da identidade da nova nação. Através da narrativa de histórias e fantasias, presentes na obra literária e retratadas na fílmica, é possível fazer uma viagem para conhecer Moçambique, seus habitantes e toda a riqueza presente na cultura tradicional desse povo que muito sofreu, mas que, apesar disso, procura manter suas origens, que são imprescindíveis para preservar sua identidade. A adaptação fílmica mostrou-se fiel ao texto original. As duas obras retratam uma época marcante para o país africano, tornaram-se instrumento tanto para a população local como para o resto da humanidade conhecer a memória de Moçambique, apesar de ambas tratarem-se de ficção.
Abstract: Con el título " Do livro ao filme Terra Sonâmbula, uma adaptação, uma viagem a Moçambique”, este trabajo hace un estudio comparativo de las obras, el libro Terra Sonâmbula de Mia Couto (1992) y la adaptación de la película (2007) del mismo autor bajo la dirección y el guión de la mozambicana Teresa Prata, y también una investigación de los aspectos históricos y sociales mencionados, tanto en lo literario, como en lo cinematográfico. Para eso, se utilizó la teoría de la adaptación, destacando las características particulares de géneros literarios y fílmicos. La investigación buscó informaciones en los sitios web, revistas electrónicas, libros y artículos sobre el trabajo y sobre los hechos históricos relacionados con la misma. El rescate de la cultura de Mozambique y sus diversos elementos se hace importante y contribuye a la búsqueda de la identidad de la nueva nación. A través de historias y fantasías narrativas presentes en la literatura y retratados en el trabajo fílmico, se puede hacer un viaje para conocer a Mozambique, su gente y toda esta riqueza en la cultura tradicional de las personas que han sufrido mucho, pero, sin embargo, buscan mantener sus orígenes, que son esenciales para preservar su identidad. La adaptación fílmica resultó ser fiel al texto original. Ambas obras representan una época notable para el país africano, se convirtieron en instrumento tanto para la población local como para el resto de la humanidad. Conoceemos sobre la memoria de Mozambique, aunque ambos se traten de obras ficcionales.
Keywords: Letras
Literatura
Terra Sonâmbula
Teoria da adaptação
Identidade
Moçambique
Análise do discurso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: SANMARTIN, Andréia. Do livro ao filme Terra sonâmbula, uma adaptação, uma viagem a Moçambique. 46 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras, Português, Espanhol e/ou Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2908
Issue Date: 7-Jul-2016
Appears in Collections:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Andréia Sanmartin 2016.pdf613,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.