Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2902
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aplicação de um modelo matemático para uso de sistemas multimodais no escoamento da safra de soja produzida no Rio Grande do Sul
metadata.dc.creator: Faccin, Vinícius Fontela
metadata.dc.contributor.advisor1: Guterres, Marcelo Xavier
metadata.dc.description.resumo: O Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo e o primeiro em exportação do grão. O commodity deve ser transportado das áreas rurais até o porto, e o valor recebido pela venda é predeterminado para todos. Com isso, a distância interfere no faturamento do produtor devido ao alto custo do transporte pelas rotas rodoviárias usuais. Uma alternativa é a combinação de malhas capazes de transportar maiores volumes, como os trens. Sendo assim, uma rede de transporte multimodal adequada se mostra fundamental para que o custo seja minimizado. Diante disso, o estudo busca analisar os custos para escoamento da safra no Rio Grande do Sul, terceiro Estado que mais cultiva o grão no cenário nacional e que possui o segundo maior porto em embarcação do grão de soja a granel do país, o Porto de Rio Grande. Nesse contexto, o trabalho busca aplicar técnicas de Pesquisa Operacional, por meio de um Problema de Programação Linear, com o intuito de analisar as soluções dos sistemas multimodais rodoferroviário. Os dados foram coletados em históricos e informativos de empresas privadas, bem como, de órgãos governamentais do setor. Foram criados três cenários com diferentes cidades destino para transbordo rodoferroviário. No final, após aplicado o Problema de Programação Linear em recursos computacionais, foi traçada uma rede ótima capaz de minimizar o custo, respeitando as limitações de cada cenário apresentado.
Abstract: Brazil is the second largest producer of soybeans in the world and is also the first one to export the grain. The commodity must be transported from rural areas until the port and the charge received in the sale is all predetermined. As a result, the distance interferes in the producer's income, due to the high cost of transportation on usual road routes. An alternative to this is a combination of meshes capable of carrying larger volumes, such as trains. Therefore, an adequate multimodal transport network is essential for minimizing costs. Therefore, the study aims to analyze the costs for the crop’s disposal in Rio Grande do Sul – the third state that grows grains the most in the national scenario, and which has the second largest port in bulk grain ship of the country, that is located in Rio Grande. In this context, the work aims to apply Operational Research techniques, through a Linear Programming Problem, with the purpose of analyzing the solutions of the modal rail or road systems, as well as a multimodal road-rail system. The data will be collected in historical and informative from private companies, as well as from government agencies of the sector. Three scenarios were created with different destination cities for road and rail transhipment. In the end, after applying the Linear Programming Problem in computational resources, an optimal network was designed to minimize the cost, respecting the limitations of each presented scenario.
Keywords: Engenharia
Engenharia de produção
Multimodal
Pesquisa operacional
Rede de transporte
Soja
Transbordo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: FACCIN, Vinícius Fontela. Aplicação de um modelo matemático para uso de sistemas multimodais no escoamento da safra de soja produzida no Rio Grande do Sul. 55 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2902
Issue Date: 11-Dec-2017
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Vinicius Fontela Faccin.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.