Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2894
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Setor 2.5: proposta de um modelo de negócio social aos alunos da base da pirâmide
metadata.dc.creator: Silva, Camila Nóbrega da
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Mauricio Nunes Macedo de
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Caio Marcello Recart da
metadata.dc.contributor.referee3: Albano, Cláudio Sonáglio
metadata.dc.description.resumo: O ingresso e a permanência dos discentes em condição de vulnerabilidade socioeconômica têm preocupado as universidades. Em vista disso, a Fundação Universidade Federal do Pampa, implementou políticas de assistência com o intuito de prover auxílios financeiros para que os estudantes se mantenham matriculados até a conclusão de seus cursos. Neste sentido, com vista em reduzir as desigualdades sociais, o presente trabalho se vale do empreendedorismo social, que mistura atividades lucrativas e um impacto social positivo nas populações de baixa renda, que compõem a base da pirâmide. O mesmo teve por objetivo, propor um Modelo de Negócio, apresentado com o uso do Business Model Canvas, onde mostra a lógica de como o empreendimento vai gerar valor e benefícios aos alunos. Para isso, apresenta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com uma amostra dos alunos beneficiados com o Programa Bolsa Permanência. O empreendimento proposto visa unir os universitários e empresas, que investem em ideias, gerando um beneficiamento mútuo, pois, para a empresa, a interação pode solucionar problemas pontuais e gerar metodologias novas e para as universidades, os alunos que participam desta interação, conseguem complementar a renda e obter melhor formação acadêmica para ingressarem no mercado de trabalho.
Abstract: The entry and stay of the students in a condition of socioeconomic vulnerability has been worried the universities. In this scenario, the Universidade Federal do Pampa has implemented assistance policies to provide financial aid for students to remain enrolled until the end of their courses. In this sense, with a view to reducing social inequalities, the present study draws on social entrepreneurship, which mixes profitable activities and a positive social impact on low-income populations that make up the base of the pyramid. The objective was to propose a Business Model, presented with the use of the Business Model Canvas, which shows the logic of how the enterprise will generate value and benefits to the students. For this, it presents an exploratory research, of qualitative approach, where the data were collected by semi structured interview with the benefited students with the Programa Bolsa Permanência. The proposed project aims to unite university students and companies, who invest in ideas, generating a mutual benefit, because for the company, the interaction can solve specific problems and generate new methodologies and for the universities, students who participate in this interaction, can complement income and get better academic training to enter the job market.
Keywords: Assistência estudantil
Base da Pirâmide
Business Model Canvas
Empreendedorismo Social
Engenharia de produção
Fundação Universidade Federal do Pampa
UNIPAMPA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: SILVA, Camila Nóbrega da. Setor 2.5: proposta de um modelo de negócio social aos alunos da base da pirâmide. 105 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2894
Issue Date: 11-Dec-2017
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CAMILA NÓBREGA.pdf2,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.