Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2890
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Otimização do processo de organização e realização de eventos em uma universidade pública através do BPM
Autor(es): Borba, Enilda Trindade
Primeiro Orientador: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
Resumo: O presente estudo realizou-se no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, motivou-se na busca pelo que é gestão de processos, pelo que efetivamente é necessário para torna-la uma realidade e em como melhorar a performance dos processos administrativos através do BPM. Seu objetivo geral é possibilitar a otimização de um processo administrativo de uma universidade pública. Para tal foi preciso identificar o estado atual do processo em questão, identificar possíveis melhorias para o mesmo, propor um modelo do estado futuro para o processo a ser otimizado e estabelecer um plano de ação para implementar a melhoria. Trata-se de um estudo de caso, que pode ser classificado como uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, que utilizou métodos como a pesquisa documental e entrevistas não estruturadas. Como procedimentos metodológicos atenderam-se às três primeiras etapas do ciclo BPM, que consistem no planejamento, na análise e no desenho do processo estudado. O método mostrou-se bastante eficaz, já que possibilitou que o mapeamento fosse realizado com sucesso. Acredita-se que a principal contribuição deste trabalho tenha sido a descrição e documentação das etapas necessárias à organização e realização de um evento no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa.
Abstract: This present study was carried out at Federal University of Pampa, in it's the Bagé’s campus. It was motivated by the search for what process management is, what is effectively necessary to make it a reality and how to improve the administrative processes performance through BPM. It’s general objective is to enable the optimization of an administrative process at a public university. To do this, it was necessary to identify the current state of the process in question, to identify possible improvements for it, to propose a model of future state for the process to be optimized and to establish a plan of action to implement this improvement. This is a case's study, that can be classified as an exploratory research of applicable nature and qualitative approach, which used methods such as documentary research and unstructured interviews. In it's methodological procedures, the first three stages of the BPM cycle were studied, which consisted in planning, analysis and design of the process studied. This method proved to be quite effective, since it allowed the mapping to be carried out successfully. It is believed that the main contribution of this study was the description and documentation of the necessary steps to organize and carry out events in Bagé’s campus of the Federal University of Pampa.
Palavras-chave: Gestão de organizações públicas
Engenharia
Engenharia de produção
Gestão por processos
Organização de eventos
BPM
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citação: BORBA, Enilda Trindade. Otimização do processo de organização e realização de eventos em uma universidade pública através do BPM. 52 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2890
Data do documento: 9-Dez-2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Enilda Borba 2017.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Modelo ASIS.jpg345,38 kBJPEGThumbnail
Visualizar/Abrir
Modelo TOBE .jpg278,59 kBJPEGThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.