???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2875
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hunsche, Sandra-
dc.creatorSouza, Leonardo Santos-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:37:57Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2018-05-10T14:37:57Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Leonardo Santos. Abordagem temática freiriana na formação continuada de professores da educação básica: possíveis caminhos. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2875-
dc.description.abstractStudies show that working with the thematic approach has had the potential to overcome linear and fragmented teaching. Thus, this paper proposes to work with the Freiriana Thematic Approach, having as a research problem: what are the limitations faced in the school, by teachers of basic education, in the development of activities marked by the Freiriana Thematic Approach in High School? The specific objectives of this work are: i) to develop the thematic research process, in collaboration with teachers, in a high school; ii) map difficulties and potentialities faced by school teachers during the thematic research process; iii) to point out training needs for the teaching activity in line with the Freiriana Thematic Approach in the school. To that end, four teachers from a public school in the city of Caçapava do Sul participated in the research. This is a qualitative research and the data obtained are analyzed through the Discursive Textual Analysis. The results were categorized in: i) Space-time for collective actions; ii) Autonomy and Freedom Practice; iii) Criticity and awareness. It is pointed out that, in order to be able to implement thematic research, it is necessary for teachers to prepare collective actions that must be built through the structuring of public policies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestigação Temáticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAbordagem de temaspt_BR
dc.subjectThematic researchpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectThematic approachpt_BR
dc.titleAbordagem temática freiriana na formação continuada de professores da educação básica: possíveis caminhospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449161939190163pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8275677837912851pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSOUZA, Leonardo Santos. Abordagem temática freiriana na formação continuada de professores da educação básica: possíveis caminhos. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEstudos apontam que trabalhar com Abordagem de Temas tem tido potencial para superação do ensino linear e fragmentado. Assim, este trabalho se propõe a trabalhar com a Abordagem Temática Freiriana, tendo como problema de pesquisa: quais são as limitações enfrentadas na escola, por professores da educação básica, no desenvolvimento de atividades balizadas pela Abordagem Temática Freiriana no Ensino Médio? Os objetivos específicos deste trabalho consistem em: i) desenvolver o processo de investigação temática, em colaboração com os professores, em uma escola de ensino médio; ii) mapear dificuldades e potencialidades enfrentadas por professores da escola durante o processo de investigação temática; iii) apontar necessidades formativas para a atuação docente na linha da Abordagem Temática Freiriana na escola. Para tal, participaram da pesquisa quatro professores de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caçapava do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados obtidos são analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram categorizados em: i) Espaço-tempo para ações coletivas e interdisciplinares; ii) Autonomia e Prática da Liberdade; iii) Criticidade e conscientização. Sinaliza-se que, para ser possível implementar a Investigação Temática, são necessários horários para os professores elaborarem ações coletivas que devem ser construídas através da estruturação de politicas públicas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Leonardo Santos Souza - 2017.pdf608.13 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???