Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2875
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem temática freiriana na formação continuada de professores da educação básica: possíveis caminhos
Autor(es): Souza, Leonardo Santos
Primeiro Orientador: Hunsche, Sandra
Resumo: Estudos apontam que trabalhar com Abordagem de Temas tem tido potencial para superação do ensino linear e fragmentado. Assim, este trabalho se propõe a trabalhar com a Abordagem Temática Freiriana, tendo como problema de pesquisa: quais são as limitações enfrentadas na escola, por professores da educação básica, no desenvolvimento de atividades balizadas pela Abordagem Temática Freiriana no Ensino Médio? Os objetivos específicos deste trabalho consistem em: i) desenvolver o processo de investigação temática, em colaboração com os professores, em uma escola de ensino médio; ii) mapear dificuldades e potencialidades enfrentadas por professores da escola durante o processo de investigação temática; iii) apontar necessidades formativas para a atuação docente na linha da Abordagem Temática Freiriana na escola. Para tal, participaram da pesquisa quatro professores de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caçapava do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados obtidos são analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram categorizados em: i) Espaço-tempo para ações coletivas e interdisciplinares; ii) Autonomia e Prática da Liberdade; iii) Criticidade e conscientização. Sinaliza-se que, para ser possível implementar a Investigação Temática, são necessários horários para os professores elaborarem ações coletivas que devem ser construídas através da estruturação de politicas públicas.
Abstract: Studies show that working with the thematic approach has had the potential to overcome linear and fragmented teaching. Thus, this paper proposes to work with the Freiriana Thematic Approach, having as a research problem: what are the limitations faced in the school, by teachers of basic education, in the development of activities marked by the Freiriana Thematic Approach in High School? The specific objectives of this work are: i) to develop the thematic research process, in collaboration with teachers, in a high school; ii) map difficulties and potentialities faced by school teachers during the thematic research process; iii) to point out training needs for the teaching activity in line with the Freiriana Thematic Approach in the school. To that end, four teachers from a public school in the city of Caçapava do Sul participated in the research. This is a qualitative research and the data obtained are analyzed through the Discursive Textual Analysis. The results were categorized in: i) Space-time for collective actions; ii) Autonomy and Freedom Practice; iii) Criticity and awareness. It is pointed out that, in order to be able to implement thematic research, it is necessary for teachers to prepare collective actions that must be built through the structuring of public policies.
Palavras-chave: Investigação Temática
Ensino de ciências
Abordagem de temas
Thematic research
Science teaching
Thematic approach
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Caçapava do Sul
Citação: SOUZA, Leonardo Santos. Abordagem temática freiriana na formação continuada de professores da educação básica: possíveis caminhos. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2875
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Exatas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonardo Santos Souza - 2017.pdf608,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.