Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2871
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Práticas como alternativa para promover a educação ambiental em uma escola do campo
metadata.dc.creator: Macedo, Gilberto Munhoz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pazinato, Maurícius Selvero
metadata.dc.contributor.referee1: Pazinato, Maurícius Selvero
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
metadata.dc.contributor.referee4: Deble, Leonardo Paz
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa desenvolveu ações na área de Educação Ambiental a fim de contribuir com a estrutura física de uma Escola do Campo e com as percepções de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente. A partir da construção de um sistema de captação e armazenamento da água da chuva foram estabelecidas as condições necessárias para o plantio e cultivo de um pomar, horta e jardim, reutilizando pneus inservíveis. Além disso, durante essas práticas foram realizadas instruções sobre a segregação de resíduos sólidos e orgânicos visando o reaproveitamento. Os sujeitos desta pesquisa foram sete alunos matriculados no ano de 2017 na Escola do campo investigada. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada que buscou analisar suas percepções sobre a Educação Ambiental e a transformação do espaço escolar através das ações desenvolvidas. Primeiramente, os dados foram agrupados em cinco dimensões: i) captação da água; ii) pomar; iii) horta e jardim reutilizando pneus; iv) resíduos sólidos; v) estrutura da escola, esses dados foram avaliadas por meio das seguintes categorias: naturalista, antropocêntrica e globalizante. Os resultados indicaram a predominância de uma visão antropocêntrica dos participantes da pesquisa em relação ao meio ambiente, o que ressalta a necessidade de investir em atividades, no ambiente escolar, voltadas ao desenvolvimento de um pensamento mais amplo que promova o desenvolvimento de ações sustentáveis.
Abstract: The present survey developed actions in the area of Environmental Education in order to contribute with the physical structure of a School of the Field and with the perceptions of elementary students about the environment. From the construction of a system of capture and storage of rainwater were established the necessary conditions for the planting and cultivation of an orchard, garden and garden, reusing waste tires. In addition, during these instructions were given on the segregation of solid and organic waste for reuse. The subjects of this research were seven students enrolled in the year 2017 at the School of the field investigated. The data were collected through a semistructured interview that sought to analyze their perceptions about Environmental Education and the transformation of the school space through pedagogical actions developed. First, the data were grouped into five criteria’s: i) water abstraction; (ii) orchard; iii) garden and garden reusing tires; (iv) solid waste; v) school structure, these data were evaluated in the following categories: naturalistic, anthropocentric and globalizing. The results indicated the predominance of an anthropocentric view of the research participants regarding the environment, which highlights the need to invest in activities, in the school environment, aimed at developing a broader thinking that promotes the development of sustainable actions.
Keywords: Meio ambiente
Percepções
Ambiente escolar
Sustentabilidade
Environment
Perceptions
School environment
Sustainability
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.publisher.program: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citation: MACEDO, Gilberto Munhoz de. Práticas como alternativa para promover a educação ambiental em uma escola do campo. 2017. 63 f. Monografia (especialização) – Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza , Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2871
Issue Date: 14-Dec-2017
Appears in Collections:Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilberto Munhoz Macedo.pdfGilberto Munhoz Macedo 20171,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.