Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2870
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Um estudo sobre o processo de ensino em escola multisseriada
Autor(es): Silva, Rita de Cassia Jequis da
Primeiro Orientador: Gonzaga, José Guilherme Franco
1° Membro da banca: Gonzaga, José Guilherme Franco
2° Membro da banca: Rigon, Algacir José
4° Membro da banca: Silva, Denise da
Resumo: O presente estudo visará em informar, observar e compreender como se dá o ensino nas escolas do campo multisseriadas, objetivando as limitações e possibilidades do exercício do docente perante multisseriação de sua turma. A escola a qual eu observarei é a Escola de Ensino Fundamental Rural Pedro Bernardo dos Santos situada no município de Dom Pedrito na RS 630. Este estudo com classes multisseriadas me desafia a curiosidade de como este ensino é ministrada, onde existe um professor que desenvolve todas as disciplinas e sendo o objetivo principal deste estudo. Já que minha realidade como docente é bem diferente, nesta perspectiva buscarei o aprimoramento da minha prática pedagógica e de meu conhecimento, visando adquirir novos conhecimentos para a minha vida profissional. Por fazer parte dos professores da Área Municipal, gostaria de ver como é esta realidade da qual eu estou distante, sei que estes docentes que atuam nesta realidade têm um processo educativo diferente, em que os alunos são de faixas etárias e experiências diversas. Os docentes que atuam em classes multisseriadas do campo na maioria possuem em geral formação superior em pedagogia, também se sabe que estes apresentam limitações diante das situações que surgem em seu cotidiano da sala de aula. O objetivo geral deste estudo é entender, informar e observar como se dá o trabalho de uma professora em uma classe multisseriada. Inicialmente me informei através de estudos bibliográficos de como e por que surgem as classes multisseriadas na zona do campo. Logo após irei fazer observações de forma indireta em uma escola multisseriada a qual eu escolhi para melhor compreender como se ministra uma aula em uma classe multisseriada e assim seguirei até concluir este estudo de pesquisa. Buscarei embasamento teórico com os seguintes autores: Hage, Arroyo, Baqueiro, Barbosa, Calazans e outros, assim como artigos que falem sobre este assunto
Abstract: El presente estúdio tendrá como objetivo informar, observar y compreender cómo se da la enseñanza em las escuelas del campo multiserias, objetivando las limitaciones y possibilidades del ejercicio del docente ante la multiserción de su clase. La escuela a la que yo observo es la Escuela de Enseñanza Fundamental Rural Pedro Bernardo dos Santos situada en el municipio de Dom Pedrito en la RS 630. Este estúdio con clases multiserias me desafia la curiosidad de cómo esta enseñanza es ministrada, ya que soy professora em el área urbana , donde existe un profesor para cada disciplina. Mi objetivo principal es saber cómo este trabajo con clases multiserias es impartido, ya que mi realidad como docente es muy diferente, en esta perspectiva busqué el perfeccionamiento de mi práctica pedagógica y de mi conocimiento, buscando adquirir nuevos conocimientos para mi vida profesional. Por ser parte de los professores del Área Municipal, me gustaría ver cómo es esta realidad de la que estoy distante, sé que estos docentes que actúan en esta realidade tienen un proceso educativo diferente, en el que los alunos son de grupos de edad y experiencias diversas. Los docentes que actúan en classes multiserias del campo en la mayoría poseen en general formación superior en pedagogía, también se sabe que éstos presentan limitaciones ante situaciones que surgenen su cotidiano del aula. El objetivo general de este estúdio es entender, informar y observar cómo se da el trabajo de una professora en una classe multiserial. Inicialmente me enteré a través de estúdios bibliográficos de cómo y por qué surgen las clases multiserias en la zona del campo. Después de ir a hacer observaciones de forma indirecta en una escuela multiserial a la que elegí para compreender mejor cómo se imparte una classe multiserias y así seguiré hasta concluir este estúdio de investigación. A través de mis observaciones de forma indirecta me enterar de como es la realidad de este docente enenseñar una classe multiserial, viendo su experiencia para remediar las dificultades y los desafíos que aparezcan en su día a día. Busqué basamento teórico con los siguientes autores: Hage, Arroyo, Baqueiro, Barbosa, Calazans y otros, así como artículos que hablan sobre este asunto.
Palavras-chave: Classes multisseriadas
Processo de ensino
Clasesmultiseria
Proceso de enseñanza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Curso: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citação: SILVA, Rita de Cássia Jequis. Um estudo sobre o processo de ensino em escola multisseriada. 2017. 24 f. Monografia (especialização) – Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza , Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2870
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rita de Cassia Jequis da Silva.pdfRita de Cassia Jequis da Silva 2017255.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.