Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2869
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Limites e possibilidades formativas vivenciadas por professores de ciências nas escolas do campo no município de Dom Pedrito
Autor(es): Severo, Renata Valadan
Primeiro Orientador: Machado, Aniara Ribeiro
1° Membro da banca: Machado, Aniara Ribeiro
2° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
4° Membro da banca: Brito, Annie Mehes Maldonado
Resumo: Professores que atuam em escolas do campo enfrentam dificuldades reais e diárias no que diz respeito a diversos pontos, como infraestrutura das escolas e das estradas de acesso, e em se tratando de estabelecimentos de ensino, a principal necessidade está na formação destes professores, tanto para trabalharem nessas escolas do campo, como para trabalharem com classes multisseriadas, comuns a essas escolas. A partir do conhecimento dessas dificuldades, buscou-se investigar as principais necessidades enfrentadas por professores da área das Ciências das escolas do campo de Dom Pedrito - RS, para que possamos apontar possibilidades formativas de modo que atenda a demanda das classes multisseriadas, pois um professor com formação adequada a realidade do campo tem mais condições de buscar metodologias e estratégias que favoreçam o aprendizado dos seus estudantes, a complexidade maior não está na multisseriação e sim a pouca atenção dada à formação dos professores que atuam em classes multisseriadas. Essa afirmação se fundamenta nas leituras e dados construídos ao longo da pesquisa acerca dos limites e possibilidades formativas dos professores de ciências.
Abstract: Teachers who work in rural schools face real and daily difficulties in regard to several points, such as infrastructure of schools and access roads, and in the case of educational establishments, the main need is in the training of these teachers, both for to work in these camp schools, as well as to work with multisite classes, common to these schools. From the knowledge of these difficulties, we sought to investigate the main needs faced by teachers in the field of Sciences of the Dom Pedrito field schools - RS, so that we can point out formative possibilities so that it meets the demand of the multisseriados classes, since a teacher with adequate training, the reality of the field is more able to seek methodologies and strategies that favor the learning of its students, the greater complexity is not in the multiseriate but rather the little attention given to the training of teachers who work in multi-seriated classes. This assertion is based on the readings and data constructed during the research about the limits and formative possibilities of science teachers.
Palavras-chave: Classes multisseriadas
formação de professores
Escolas do campo
Multisseries classes
Teacher training
Rural scholl
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Curso: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citação: SEVERO, Renata Valadan. Limites e possibilidades formativas vivenciadas por professores de ciências nas escolas do campo no município de Dom Pedrito. 2017. 31 f. Monografia (especialização) – Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza , Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2869
Data do documento: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Valadan Severo.pdfRenata Valadan Severo 2017510.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.