Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2869
metadata.dc.type: Monografia de Especialização
Title: Limites e possibilidades formativas vivenciadas por professores de ciências nas escolas do campo no município de Dom Pedrito
metadata.dc.creator: Severo, Renata Valadan
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Aniara Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Aniara Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Suzana Cavalheiro de
metadata.dc.contributor.referee4: Brito, Annie Mehes Maldonado
metadata.dc.description.resumo: Professores que atuam em escolas do campo enfrentam dificuldades reais e diárias no que diz respeito a diversos pontos, como infraestrutura das escolas e das estradas de acesso, e em se tratando de estabelecimentos de ensino, a principal necessidade está na formação destes professores, tanto para trabalharem nessas escolas do campo, como para trabalharem com classes multisseriadas, comuns a essas escolas. A partir do conhecimento dessas dificuldades, buscou-se investigar as principais necessidades enfrentadas por professores da área das Ciências das escolas do campo de Dom Pedrito - RS, para que possamos apontar possibilidades formativas de modo que atenda a demanda das classes multisseriadas, pois um professor com formação adequada a realidade do campo tem mais condições de buscar metodologias e estratégias que favoreçam o aprendizado dos seus estudantes, a complexidade maior não está na multisseriação e sim a pouca atenção dada à formação dos professores que atuam em classes multisseriadas. Essa afirmação se fundamenta nas leituras e dados construídos ao longo da pesquisa acerca dos limites e possibilidades formativas dos professores de ciências.
Abstract: Teachers who work in rural schools face real and daily difficulties in regard to several points, such as infrastructure of schools and access roads, and in the case of educational establishments, the main need is in the training of these teachers, both for to work in these camp schools, as well as to work with multisite classes, common to these schools. From the knowledge of these difficulties, we sought to investigate the main needs faced by teachers in the field of Sciences of the Dom Pedrito field schools - RS, so that we can point out formative possibilities so that it meets the demand of the multisseriados classes, since a teacher with adequate training, the reality of the field is more able to seek methodologies and strategies that favor the learning of its students, the greater complexity is not in the multiseriate but rather the little attention given to the training of teachers who work in multi-seriated classes. This assertion is based on the readings and data constructed during the research about the limits and formative possibilities of science teachers.
Keywords: Classes multisseriadas
formação de professores
Escolas do campo
Multisseries classes
Teacher training
Rural scholl
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.publisher.program: Especialização Cidades, Culturas e Fronteiras 2 ed
Citation: SEVERO, Renata Valadan. Limites e possibilidades formativas vivenciadas por professores de ciências nas escolas do campo no município de Dom Pedrito. 2017. 31 f. Monografia (especialização) – Curso de Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza , Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2869
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Valadan Severo.pdfRenata Valadan Severo 2017510,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.