Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2814
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendendo música coletivamente: reflexões sobre uma proposta metodológica para a iniciação musical através do violão em conjunto
Autor(es): Duarte, Marcos Machado
Primeiro Orientador: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Angelo, Bruno Milheira
metadata.dc.contributor.referee3: Leite, Matheus de Carvalho
Resumo: Este trabalho surge de minhas reflexões sobre a construção de uma proposta metodológica de ensino de violão coletivo. Esta foi construída ao longo de minha docência no Instituto Artístico Carlos Gomes, em Dom Pedrito/RS, onde ministro aulas coletivas de violão, paralela à graduação no Curso de Música – Licenciatura, da UNIPAMPA, campus Bagé, onde tive o primeiro contato com grupos exclusivamente de violões. O estudo teve, como objetivo geral, colaborar com o campo do ensino coletivo de violão, apresentando uma análise descritivo-reflexiva da Proposta Metodológica em questão, e, por objetivo específico, o propósito de elaborar e organizar uma Proposta Metodológica para o ensino concomitante da leitura musical tradicional e do violão em grupo. A pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa e optei pela escrita de um memorial a partir do qual procuro descrever e refletir sobre minhas escolhas metodológicas na elaboração da Proposta.
Abstract: This paper comes up from my reflections on building a methodological proposal of collective guitar teaching, which has been developed during my music classes at the Instituto Artístico Carlos Gomes, de Dom Pedrito/RS, where I make use of collective guitar teaching, together with my undergraduate in Music Education at UNIPAMPA, campus Bagé, where I had a first contact with guitar ensembles. The study has, as a general aim, the purpose of elaborating and organizing a Methodological Proposal of associated teaching of music reading and guitar ensemble, featuring a descriptive- reflexive analysis of that Methodological Proposal. The research has a qualitative approach, and I chose to write a memorial from which I try to describe and reflect on my methodological alternatives in building this Proposal.
Palavras-chave: Música
Ensino coletivo de violão
Violão
Ensino
Iniciação musical ao violão
Iniciação musical ao violão e à leitura musical
Leitura musical
Proposta metodológica
UNIPAMPA
Dom Pedrito
Instituto Artístico Carlos Gomes
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citação: DUARTE, Marcos Machado. Aprendendo música coletivamente: reflexões sobre uma proposta metodológica para a iniciação musical através do violão em conjunto. 81 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2814
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCOS MACHADO DUARTE.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.