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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas músico-educativas de integrantes do grupo confraria do samba, da cidade de Bagé/RS
metadata.dc.creator: Xavier, Lidiane Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Bozzetto, Adriana
metadata.dc.contributor.referee3: Reck, André Müller
metadata.dc.description.resumo: Este estudo procurou investigar as práticas músico-educativas de integrantes do grupo Confraria do Samba, da cidade de Bagé/RS. Como objetivos específicos, buscou evidenciar as motivações que levam à essa prática musical e desvelar como ocorrem as aprendizagens dos integrantes do grupo. Partindo da abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MELUCCI, 2005; POUPART, 2010), a pesquisa utilizou como técnicas para produção de dados as observações das práticas musicais do grupo, “conversas” e entrevistas com alguns dos integrantes, além dos diários de campo e de entrevistas. Os autores Alves (2007) e Meirelles (2014) ajudaram na compreensão da roda de samba como âmbito de interação social e troca de conhecimentos. As formas de aprendizagem musicais foram fundamentadas por Prass (2004), Schmeling (2005) e Corrêa (2009). O estudo evidenciou que os participantes da roda de samba aprendem por meio da observação, da imitação, da comunicação visual e da percepção auditiva, e, ainda, com músicos mais experientes. A prática musical na roda de samba, por ser prazerosa, é o fator mais relevante para a aprendizagem, espaço onde “se aprende, fazendo”, como aponta Prass (2004) e Corrêa (2009).
Abstract: This paper seeks to examine the music-educational practices of Confraria do Samba group members, from the city of Bagé/RS. It has the following specific objectives to highlight the motivations that bring to this musical practice and to reveal how members learning are accomplished. Taking from a qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MELUCCI, 2005; POUPART, 2010), the research utilized, as data collection techniques, observation of the music practices of the group, “talking” and interviews with some of the participators, aside from field diaries and interviews. Authors Alves (2007) and Meirelles (2014) helped to understand samba circle as a context of social interaction and knowledge interchange. The music learning means are based on Prass (2004), Schmeling (2005) and Corrêa (2009). The study unfolds that samba circle participators learn by observation, imitation, visual communication and aural perception, and, yet, with more experienced musicians. Music practice in samba circle, being pleasant, is the most relevant element for learning, a space where “one learns by making”, as Prass (2004) and Corrêa (2009) point out.
Keywords: Música
Roda de samba
Aprendizagem musical coletiva
Educação musical
Bagé
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: XAVIER, Lidiane Carvalho. Práticas músico-educativas de integrantes do grupo confraria do samba, da cidade de Bagé/RS. 63 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2812
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Música

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