Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2809
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A construção da docência em música no contexto do estágio supervisionado
metadata.dc.creator: Machado, Diane Penha
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopardo, Carla Eugenia
metadata.dc.contributor.referee1: Lopardo, Carla Eugenia
metadata.dc.contributor.referee2: Reck, André Müller
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Gilnara da Costa Correa
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de construção da docência na formação do professor de música a partir das narrativas das experiências do estágio supervisionado, descrevendo e analisando condutas, posturas, escolhas, estratégias e metodologias de ensino no cotidiano escolar. Autores como Schön (2000), Alves (2011), Pimenta e Ghedin (2006) e Garcia (1999), constituem o referencial teórico deste estudo, na perspectiva da complexidade da construção da docência e dos processos de reflexão do professor. A abordagem deste trabalho é de caráter qualitativo, sendo a pesquisa de orientação autobiográfica, a escolha metodológica a partir das contribuições de Zabalza (1994), Louro, Teixeira e Raposo (2014). Os resultados desta pesquisa desvelam os caminhos de construção da conduta pedagógica do estagiário em música, compreendendo como se articulam os diferentes saberes na formação do professor e quais são os subsídios que o estagiário adquire ao longo da sua formação. A realização desta investigação permitiu ampliar os olhares acerca da formação inicial focando na reflexão crítica sobre as experiências vividas no ambiente escolar e auxiliando na construção da identidade do futuro professor.
Abstract: The aim of this research is to understand the process of teacher education in the formation of the music teacher from the narratives of the supervised stage experiences, describing and analyzing behaviors, postures, choices, strategies and teaching methodologies in the school routine. Authors such as Schön (2000), Alves (2011), Pimenta and Ghedin (2006) and Garcia (1999) constitute the theoretical reference of this study, from the perspective of the complexity of teaching construction and teacher reflection processes. The approach of this work is qualitative, being the research of autobiographical orientation, the methodological choice from the contributions of Zabalza (1994), Louro, Teixeira and Raposo (2014). The results of this research reveal the ways of building the pedagogical conduct of the trainee in music, understanding how the different knowledges are articulated in the teacher training and what are the subsidies that the trainee acquires throughout his / her training. The accomplishment of this investigation allowed to broaden the glances about the initial formation focusing on the critical reflection on the experiences lived in the school environment and helping in the construction of the identity of the future teacher.
Keywords: Música
Estágio supervisionado
Construção da docência
Narrativas do professor de música
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: MACHADO, Diane Penha. A construção da docência em música no contexto do estágio supervisionado. 91 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2809
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC DIANE MACHADO 2017.pdf809,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.