Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2808
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A técnica como conteúdo nas práticas de ensino particular de acordeom: um estudo exploratório
Autor(es): Silva, Rafael Gonçalves Oliveira da
Primeiro Orientador: Silva, Rafael Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva , Rafael Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Lopardo, Carla Eugenia
metadata.dc.contributor.referee3: Reck , André Müller
metadata.dc.contributor.referee4: Daenecke , Elaine Martha
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender como ocorre a seleção e o ensino de conteúdos relacionados a técnica musical no currículo das aulas particulares de acordeom. Para tanto, foi escolhida como metodologia de pesquisa o estudo de caso único no qual abordei as práticas pedagógicas de um professor de acordeom atuante na cidade de Bagé-RS. Para a geração de dados foram realizadas observações registradas em vídeos e entrevista semiestruturada para abarcar tanto as ações observáveis quanto os sentidos atribuídos pelo professor para elas. Como referencial teórico foi adotada a perspectiva interpretativa de investigação educativa tal como enunciada por Pérez Gómez (1998). Como resultado da pesquisa concluo que a seleção de conteúdos técnicos na prática docente do professor pesquisado decorre da articulação entre a vivência musical do professor, a vivência e os interesses dos alunos, da consideração de práticas comumente adotadas por uma comunidade de acordeonistas e dos materiais didáticos disponíveis. Quanto ao ensino desses conteúdos, foram identificados uma série de interações entre professor e alunos que, a partir da análise, foram categorizadas em três eixos: Verbal/ Simbólico, Físico e Sonoro. Este estudo exploratório pode ser considerado como uma contribuição no sentido de problematizar a ideia de técnica nas práticas musico-pedagógicas e levantar categorias de análise ainda não exploradas pela literatura sobre o tema. Também podem instigar outros estudos que dialoguem com ensino e aprendizado de acordeom e de conteúdos técnicos em geral, contribuindo, assim, para crescente literatura.
Abstract: This research aims to understand how musical technique contents are selected and taught in the accordion private lessons curriculum. To do so, the methodology is based on case study method was chosen to approach the pedagogical practices of an accordion teacher working in the city of Bagé in Brazil. For the data generation, filmed observations and semi-structured interviews were conducted to cover both observable actions and the meanings attributed by the teacher to them. As theoretical reference, was adopted the educational research interpretative perspective as enunciated by Pérez Gómez (1998). As a result of this research it's possible to affirm that the selection of technical content in the teaching practice of this particular teacher is based on the articulation between the teacher's musical experience, the interests of students, the consideration of practices between an accordionists community and the available didactic materials. About the teaching practices of this contents, a series of teacher and students interactions were identified and categorized into three axes: Verbal / Symbolic, Physical and Sound. This exploratory study can be considered as a contribution it helps to question the idea of technique in the musical-pedagogical practices and to present analysis categories ot yet explored by the literature on the subject. It can also instigate other studies that dialogue with teaching and learning of accordion and technical contents in general, thus contributing to a growing literature.
Palavras-chave: Música
Acordeom
Ensino
Técnica
Ensino e aprendizagem
Instrumento musical
Seleção de conteúdos técnicos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citação: SILVA, Rafael Gonçalves Oliveira da. A técnica como conteúdo nas práticas de ensino particular de acordeom: um estudo exploratório. 75 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2808
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAFAEL OLIVEIRA 2017.pdf901,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.