Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2796
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Jornalismo e entretenimento uma análise sobre o tom no Custe o que custar (CQC)
metadata.dc.creator: Haffermann, Tiago Radeski
metadata.dc.contributor.advisor1: Emerim, Cárlida
metadata.dc.contributor.referee1: Pippi , Joseline
metadata.dc.contributor.referee2: Thier , Roberta Roos
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe-se dar continuidade aos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores da área da Comunicação Social, que estudam a atual confluência dos gêneros televisivos jornalismo e entretenimento nas atividades do programa Custe o Que Custar (CQC). Tais estudos veem no CQC um exemplo equilibrado do uso das técnicas jornalísticas sendo empregados a favor de um efeito de sentido no qual o telespectador se diverte e se informa ao mesmo tempo. O estudo proposto não tem nenhuma ambição em definir um gênero especifico para o CQC, jornalismo ou humor, ao contrário a proposta é contribuir para o entendimento das estratégias discursivas empregadas pelo programa. A partir de uma análise mais aprofundada sobre os aspectos técnicos da linguagem televisual, como as manipulações visuais, a montagem da imagem e os efeitos sonoros, o estudo dará seguimento a uma verificação mais especifica com vistas a observar a tonalização do discurso que é sugerido pelos repórteres do programa, pois tal variação de tom caracteriza sua produção e define os objetivos principais a que o CQC se propõe e quer ser visto.
Abstract: Este trabajo Fin de Curso (TCC) tiene por objeto dar continuidad a los estudios realizados por investigadores en el área de Comunicación Social, el estudio de la confluencia actual de periodismo de la televisión y los géneros de entretenimiento en las actividades del programa Lo que sea necesario (CQC).Tales estudios ven en el CQC un ejemplo equilibrado de la utilización de técnicas de periodismo se emplean en favor de un efecto de una manera en la que se divierte al espectador y le dice al mismo tiempo. El estudio propuesto no tiene la ambición de definir un género específico de CQC, el periodismo o el humor, a diferencia de la propuesta es contribuir a la comprensión de las estrategias discursivas empleadas por el programa. Desde un análisis más detallado sobre los aspectos técnicos del lenguaje televisivo como manipulaciones visuales, el montaje de la imagen y efectos de sonido, el estudio proseguirá una verificación más específica con el fin de observar el tono del discurso que es sugerido por los reporteros del programa, porque ese cambio de tono que caracteriza su producción y define los principales objetivos que el CQC tiene la intención y quiere que lo vean.
Keywords: Jornalismo
Televisão – Programas
Entretenimento
Humorismo
Sátira
Análise do discurso
Linguagem e línguas - Estilo
Periodismo
Televisión - Programas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: HAFFERMANN, Tiago Radeski. Jornalismo e entretenimento uma análise sobre o tom no Custe o que custar (CQC). 2010. 101p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2796
Issue Date: 22-Jul-2010
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago Radeski Haffermann (2010).pdf286,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.