Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2773
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Comportamento dos consumidores de vinhos no município de Sant'Ana do Livramento / RS
Autor(es): Guarche, Eduardo Renan Ribeiro
Primeiro Orientador: Costa, Vagner Brasil
1° Membro da banca: Costa, Vagner Brasil
2° Membro da banca: Lisboa , Rodrigo da Silva
3° Membro da banca: Beuron, Thiago Antonio
Resumo: O Brasil, um país de pouca tradição vitivinícola em comparação a países como França e Itália, tem-se firmado cada vez mais nessa área, podendo ser visto desde algumas décadas uma franca expansão de suas áreas de cultivo e aumento considerável na qualidade do produto aqui elaborado. O destaque na sua produção fica no Rio Grande do Sul, especialmente na Serra Gaúcha, o maior polo de vitivinicultura do país e a mais tradicional das regiões produtoras. Destaca-se também a região da Campanha Gaúcha, a segunda maior do país, com importantes cidades produtoras, como Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito e Bagé. Em Sant'Ana do Livramento, o comportamento e a decisão na hora da compra está muito além dos fatores culturais, sociais e psicológico, como também diretamente influenciados pela cotação do dólar e a existência dos Free-Shops do lado uruguaio da fronteira, em Rivera. O presente trabalho tem como objetivo de caracterizar o comportamento dos consumidores de vinho no município de Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul. Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa quantitativa, realizando um estudo de campo com uma amostra de 403 (quatrocentas e três) pessoas, entre Setembro de 2016 a Outubro de 2016, através de um questionário aplicado de forma virtual com o uso das redes sociais, por meio da plataforma Google Docs e por entrevistas em via-pública, por meio de um formulário impresso. A tabulação dos dados foi feita com a ajuda do Microsoft Office Excel versão 2007 e apresentado por meio de gráficos. Com os resultados, observou-se que o consumidor santanense de vinhos é na sua maioria mulheres e que consomem vinhos na sua casa. Opta por vinhos tintos secos ou suaves, principalmente produzidos no Brasil. Tal consumo é feito raramente e, quando ocorre, são em momentos com a família. Os resultados apontam que os consumidores acreditam e leem muito sobre as pesquisas realizadas sobre os benefícios que o vinho traz à saúde, mas sabe que quando consumido em excesso também poderá trazer prejuízos a ela.
Resumen : Brasil es un país de poca tradición vitivinícola en comparación con países como Francia e Italia, se ha firmado más y más en esta área, donde se pueden ver desde unas pocas décadas una rápida expansión de sus áreas de cultivo y un considerable aumento en la calidad del producto aquí elaborado. El destaque en su producción queda en el Rio Grande do Sul, especialmente en la Serra Gaúcha, el mayor polo vitivinicultura del país y la más tradicional de las regiones productoras. Se destaca también la región de la Campanha Gaúcha, la segunda mayor del país, con importantes ciudades productoras, como Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito y Bagé. En Sant'Ana do Livramento, el comportamiento y la decisión en el momento de la compra va mucho más allá de los factores culturales, sociales y psicológicos, como está también directamente influenciada por la cotización del dólar americano y la existencia de los Free-Shops del lado uruguayo de la frontera, en Rivera. Este estudio tiene como objetivo caracterizar el comportamiento de los consumidores de vino en el municipio de Sant'Ana de Livramento, Río Grande do Sul. Para este trabajo, se llevó a cabo un estudio cuantitativo mediante la realización de un investigación a campo con una muestra de 403 (cuatrocientos y tres) personas, desde septiembre 2016 hasta octubre 2016, a través de un cuestionario aplicado virtualmente con el uso de las redes sociales, por medio de la plataforma de Google Docs y por de entrevistas en vía pública por medio de un cuestionario impreso. La tabulación de los datos se realizó con el uso de Microsoft Office Excel versión 2007 y se presentan a través de gráficos. Con los resultados, se observó que el consumidor santanense de vino es en su mayoría mujeres y que consumen vino en casa. Opta por vinos tintos secos o dulces, producidos principalmente en Brasil. Dicho consumo se realiza en raras ocasiones y, cuando ocurre, están en contacto con la familia. Los resultados apuntan que los consumidores creen y leen mucho acerca de lo estudios hechos sobre los beneficios que el vino aporta a la salud, pero saben también que cuando se consume en exceso puede hacer daño e ella.
Palabras clave : Consumo de vinho
Sant'Ana do Livramento
Wine consumption
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : GUARCHE, Eduardo Renan Ribeiro. Uso Comportamento dos consumidores de vinhos no município de Sant'Ana do Livramento / RS. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso Bacharelado em Enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2773
Fecha de publicación : 9-nov-2016
Aparece en las colecciones: Enologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EDUARDO RENAN RIBEIRO GUARCHE.pdfEduardo Renan Ribeiro Guarche 20161.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.