???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2768
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Panorama sobre a trajetória do ensino de espanhol na cidade de Bagé
Autor(es): Silva, Denise dos Santos Ferreira da
Primeiro Orientador: Camargos, Moacir Lopes de
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mostrar, sob um panorama geral, o ensino da língua espanhola no contexto das escolas municipais públicas e privadas, da cidade de Bagé-RS, traçar uma trajetória desde as primeira leis em relação as políticas públicas educacionais no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul, a partir do período imperial brasileiro, até chegar aos dias atuais com as recentes reformas do governo federal em relação não obrigatoriedade da oferta da disciplina de espanhol como língua estrangeira no ensino fundamental, e analisar a contrastante situação do espanhol como língua estrangeira nessa região de fronteira onde se observa a supremacia da aprendizagem da língua inglesa, bem como documentar as evidências da presença da comunidade espanhola na cidade de Bagé desde a sua formação, e ao mesmo tempo constatar a não existência de nenhum tipo de confirmação do ensino e aprendizagem do espanhol nesse período. Para respaldar essa pesquisa tivemos a colaboração de instituições ligadas, direta e/ou indiretamente, a cultura e ao ensino-aprendizagem da língua espanhola em Bagé-RS, além da análise bibliográfica como referencial teórico relacionado ao ensino de línguas que serviu de base para obtençao de dados nos estudos de Leffa (1999), Picanço (2003), Corsetti (2000) dentre outros, e na abordagem cultural da cidade de Bagé no relato de Fagundes (2012).
Abstract: El presente trabajo tiene por objetivo mostrar, bajo un panorama general, la enseñanza de la lengua española en el contexto de las escuelas municipales públicas y privadas, de la ciudad de Bagé-RS, trazar una trayectoria desde las primeras leyes en relación a las políticas públicas educativas en Brasil y en el estado de Rio Grande do Sul, a partir del período imperial brasileño, hasta llegar a los días actuales con las recientes reformas del gobierno federal en la cuestión a la no obligatoriedad de la oferta de la asignatura de español como lengua estranjera de la enseñanza fundamental, y analizar la contrastante situación del español como lengua extranjera en esa región de frontera donde se observa la supremacía del aprendizaje de la lengua inglesa, así como documentar las evidencias de la presencia de la comunidad española en la ciudad de Bagé desde su formación, y al mismo tiempo constatar la no existencia de ningún tipo de confirmación de la enseñanza y el aprendizaje del español en ese período. Para respaldar esa investigación tuvimos la colaboración de instituciones vinculadas directa e indirectamente a la cultura y a la enseñanza-aprendizaje de la lengua española en Bagé-RS, además de la análisis bibliográfica como referencial teórico relacionado a la enseñanza de lenguas que sirvió de base para la obtención de datos en los estudios de Leffa (1999), Picanço (2003), Corsetti (2000) entre otros, y en el abordaje cultural de la ciudad de Bagé en el relato de Fagundes (2012).
metadata.dc.subject: Letras
Espanhol
Trajetória
Ensino
Bagé
Língua espanhola
Rio Grande do Sul
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Denise dos Santos Ferreira da. Panorama sobre a trajetória do ensino de espanhol na cidade de Bagé. 99 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras Português/Espanhol) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2768
metadata.dc.date.issued: 16-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Denise Silva 2017.pdf3.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???