Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2746
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Chás e plantas medicinais: uma proposta experimental no ensino de química
metadata.dc.creator: Oliveira, Marcele dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Zimmermann,Nilo Eduardo Kehrwald
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Martins, Tales Leandro Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Elenilson Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Márcio Marques
metadata.dc.description.resumo: Utilização de temas geradores no ensino de química é uma ferramenta metodológica importante para os educadores, visto que a realidade nas escolas é um ensino descontextualizado e que não possui relação com o cotidiano dos educandos. Tais condições contribuem para a desmotivação e falta de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Neste contexto o presente trabalho propõe uma atividade experimental de química orgânica utilizando-se da temática chás e plantas medicinais. Foi realizada uma sondagem inicial com turmas de terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido do município de Bagé, com o intuito de conhecer seus hábitos, finalidades de uso e identificar as plantas medicinais mais utilizadas. Realizou-se a analise com o intuito de propor uma atividade experimental de fácil realização em sala de aula com as plantas mais consumidas por eles. Após a análise decidiu-se trabalhar com as plantas Camomila (Matricaria chamomilla L) e a Macela (Achyrocline satureioides) realizando testes fitoquímicos para identificação de metabolitos secundários.
Abstract: Use of generator themes in chemistry teaching is an important methodological tool for educators, since the reality in schools is a decontextualized teaching and has no relation to the daily lives of students. Such conditions contribute to demotivation and lack of understanding of the contents worked in class. In this context, this work proposes an experimental activity of organic chemistry using the theme teas and medicinal plants. An initial survey with groups of third year the State High School Frei Plácido in the municipality of Bagé was performed in order to know their habits, use purposes and identify the most commonly used medicinal plants. We conducted the analysis in order to propose an experimental activity easy to perform in the classroom with plants most consumed by them. After the analysis it was decided to work with the plants Chamomile (Matricaria chamomilla L) and Macela (Achyrocline satureioides), performing phytochemicals tests for identification of secondary metabolites.
Keywords: Ensino
Engenharia
Engenharia química
Ensino de química
Experimentação
Plantas medicinais
Camomila
Macela
Chá
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: OLIVEIRA, Marcele dos Santos. Chás e plantas medicinais: uma proposta experimental no ensino de química. 52 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2746
Issue Date: 12-Jul-2016
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Marcele Oliveira 2016.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.