???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2688
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Mantovani, Cesar Antônio-
dc.creatorHeck, Guilherme de Souza-
dc.date.accessioned2018-04-12T17:26:39Z-
dc.date.available2018-04-12-
dc.date.available2018-04-12T17:26:39Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.citationHECK, Desenvolvimento de um módulo didático para ensino de automação industrial. 75 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2688-
dc.description.abstractThe existing competitiveness in the industrial sector causes the search of organizations to effective solutions in processes and activities. Thus, mastery of industrial automation techniques plays an important role in this regard, once it can help an organization gain advantages that provide differentiation, reliability and low costs in its processes and products. The demand for professionals better able to face the challenges posed by the labor market makes the students need more and more alternatives that can overcome their difficulties of understanding the topics addressed in their training courses. The objective of this work was to investigate the occurrence of improvement in the teaching learning process with the application of an instructional didactic model in the area of industrial automation simulating a real situation capable of helping students of the technical areas in order to overcome the existing barrier in the assimilation of contents theorists. The work was based on the development of an instructional model, its use in practical classroom activity and questioning of the target public with the elaboration of a diagnosis that enabled the verification of gains or deficiencies in comparison to teaching activities Conventional. From the diagnosis it was possible to determine the effectiveness of the model developed as a tool to support teaching activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectAutomação industrialpt_BR
dc.subjectEletropneumáticapt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um módulo didático para ensino de automação industrialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Eckhardt, Vanderlei-
dc.contributor.referee2Carvalho, Maurício Nunes Macedo de-
dc.contributor.referee3Lima, Carlos Enio Jorge-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA competitividade existente no ramo industrial provoca a busca das organizações por soluções eficazes em processos e atividades. Com isso, o domínio de técnicas de automação industrial desempenha um papel importante nesse aspecto, uma vez que pode auxiliar uma organização a obter vantagens que proporcionem diferenciação, confiabilidade e baixos custos em seus processos e produtos. A demanda por profissionais melhor capacitados para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho faz com que os estudantes necessitem cada vez mais de alternativas que possam suprir suas dificuldades de compreensão das temáticas abordadas em seus cursos de capacitação. Este trabalho teve por objetivo investigar a ocorrência de melhoria no processo de ensino aprendizagem com a aplicação de um modelo didático na área de automação industrial simulando uma situação real capaz de auxiliar estudantes das áreas técnicas de modo a transpor a barreira existente na assimilação de conteúdos teóricos. O trabalho se deu a partir do desenvolvimento de um módulo didático, da sua utilização em atividade prática de sala de aula e questionamentos ao público alvo com a elaboração de um diagnóstico que possibilitou a verificação de ganhos ou deficiências em comparação com atividades de ensino convencionais. A partir do diagnóstico foi possível determinar a efetividade do modelo desenvolvido como ferramenta para o suporte de atividades de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Guilherme Heck 2017.pdf872.63 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???