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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mulheres sem fronteiras : reflexões acerca da práxis profissional no combate à violência de gênero no ambiente escolar
metadata.dc.creator: Moreira, Roberta Brezezinski
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Jocenir de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Quadrado, Jaqueline Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Amaral , Priscila Paula
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe-se a realizar reflexões a cerca da práxis profissional do Assistente Social no combate à violência de gênero no espaço escolar. Este TCC é produto da experiência de estágio supervisionado do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, realizado no programa de extensão Mulheres sem Fronteiras, no município de São Borja/RS. A proposta desta pesquisa documental e bibliográfica, de cunho qualitativo e quantitativo, dá-se a partir análise de documentos construídos no processo de estágio, bem como na formação de um referêncial teórico que permite compreender as relações de poder que permeiam as relações sociais, culturais e ideológicas da inserção da mulher em espaços da vida pública. Deste modo, o objetivo primordial é evidenciar como programas de extensão universitária com o tema violência de gênero configuram-se enquanto estratégias produtivas para a articulação de uma rede de enfrentamento às violências vivenciadas pelos adolescentes em seu cotidiano. Articula-se, deste modo, a inserção do profissional de Serviço Social a um trabalho interdisciplinar na área educacional, seja na busca ao enfrentamento à violação de direitos humanos, ou ao que se refere à ampliação das políticas públicas de atendimento a essas demandas. O método utilizado é o dialético-crítico, que permite uma maior aproximação da realidade vivida pelos adolescentes através da apreensão das singularidades e particularidades expostas pelos mesmos nas intervenções realizadas em forma de oficina de apoio. Na medida em que o trabalho realizado proporcionou a ampliação de consciência sobre as violências tipificadas na Lei 11.340/2006 (Maria da Penha), tais como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, também nas relações afetivas e conjugais, machismo, entre outras. Constatou-se também a emersão de novas demandas que abarcam temáticas como: bissexualidade, sexualidade, racismo e direito ao corpo (visto o considerável índice de crimes virtuais cometidos pelos estudantes) no cotidiano escolar.
Abstract: El presente Trabajo de Conclusión de Curso se propone realizar reflexiones a cerca de la praxis profesional del Asistente Social en el combate a la violência de género en el espacio escolar. Este trabajo es producto de la experiencia de práctica supervisada del curso de Servicio Social de la Universidade Federal do Pampa, en el programa de extensión Mulheres sem Fronteiras, en el municipio de São Borja-RS. La propuesta de esta investigación documental y bibliográfica, de cuño cualitativo y cuantitativo, se da a partir del análisis de documentos construidos y elaborados en el proceso de estágio, así como en la formación de un referêncial teórico que, permite comprender las relaciones de poder que permean las relaciones sociales, culturales e ideológicas de la inserción de la mujer en espacios de la vida pública. De este modo, el objetivo primordial es evidenciar cómo programas de extensión universitaria con el tema violência de género se configuran como estrategias productivas para la articulación de una red de enfrentamiento a las violências vivenciadas por los adolescentes en su cotidiano. Se articula de este modo la inserción del profesional de servicio social a un trabajo interdisciplinario en el área educativa, sea en la búsqueda del enfrentamiento a la violación de derechos humanos, o al que se refiere a la ampliación de las políticas públicas de atención a esas demandas. El método utilizado es el dialéctico crítico, que permite una mayor aproximación de la realidad vivida por los adolescentes a través de la aprehensión de las singularidades y particularidades expuestas por los mismos en las intervenciones realizadas en forma de taller de apoyo. En la medida en que el trabajo realizado proporcionó la ampliación de conciencia sobre las violências tipificadas en la ley 11.340 / 06 (María da Penha), tales como física, psicológica, sexual, patrimonial y moral, también en las relaciones afectivas y conyugales, machismo, entre otras . Se constató también la emersión de nuevas demandas, que abarcan temáticas como: bisexualidad, sexualidad, racismo y derecho al cuerpo (visto el considerable índice de crímenes virtuales cometidos por los estudiantes) en el cotidiano escolar.
Keywords: Identidade de gênero
Violência
Serviço Social
Trabalho qualificado
Identidad de género
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: MOREIRA, Roberta Brezezinski. Mulheres sem fronteiras : reflexões acerca da práxis profissional no combate à violência de gênero no ambiente escolar. 2017. 93p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2686
Issue Date: 8-Dec-2017
Appears in Collections:Serviço Social

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