Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2685
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Trabalho do serviço social na educação básica brasileira: contribuições na área interdisciplinar
metadata.dc.creator: Ferreira, Bianca Balbueno
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Simone Barros de
metadata.dc.contributor.referee1: Pedersen, Jaina Raqueli
metadata.dc.contributor.referee2: Woiciechoski, Adilce Flores
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social tem como objetivo problematizar o trabalho do Serviço Social frente à necessidade da inserção desta profissão na Educação Básica a fim de trazer contribuições para uma intervenção de forma interdisciplinar, com vistas a contribuir para o fortalecimento da categoria profissional nesse espaço sócio-ocupacional, além de agregar novos saberes com o trabalho interdisciplinar. Esse estudo, realizado à luz da teoria critica, se desenvolveu a partir de uma pesquisa documental e bibliográfica tendo como base legislações da política pública de educação e documentos oficiais dos órgãos representativos da categoria profissional. Por meio da análise das informações, ressalta-se a importância do trabalho do Serviço Social na educação básica, em razão da sua capacidade crítica e investigativa de intervir na realidade social. Apresenta discussões de forma reflexiva e propositiva a respeito da construção de estratégias para o enfrentamento das expressões da questão social na esfera da educação básica brasileira. As conclusões apontam que esta área de inserção do Serviço Social é necessária para reafirmar o papel transformador desta categoria profissional na realidade social, assim como a importância de uma intervenção de forma interdisciplinar no cenário educacional com vistas a possibilitar novas estratégias para legitimar uma educação pública, de qualidade, igualitária e que seja um direito social garantido a todos.
Abstract: El presente trabajo de Conclusión de Curso en Servicio Social tiene como objetivo problematizar el trabajo del Servicio Social frente a la necesidad de la inserción de esta profesión en la Educación Básica a fin de traer contribuciones para una intervención de forma interdisciplinaria con miras a contribuir al fortalecimiento de la categoría profesional en ese espacio socio-ocupacional, además de agregar nuevos saberes con el trabajo interdisciplinario. Este estudio, realizado a la luz de la teoría crítica, se desarrolló a partir de una investigación documental y bibliográfica teniendo como base legislaciones de la política pública de educación y documentos oficiales de los órganos representativos de la categoría profesional. Por medio del análisis de las informaciones, se resalta la importancia del trabajo del Servicio Social en la educación básica, en razón de su capacidad crítica e investigativa de intervenir en la realidad social. Presenta discusiones de forma reflexiva y propositiva acerca de la construcción de estrategias para el enfrentamiento de las expresiones de la cuestión social en la esfera de la educación básica brasileña. Las conclusiones apuntan que esta área de inserción del Servicio Social es necesaria para reafirmar el papel transformador de esta categoría profesional en la realidad social, así como la importancia de una intervención de forma interdisciplinaria en el escenario educativo con vistas a posibilitar nuevas estrategias para legitimar una educación pública, de calidad, igualitaria y que sea un derecho social garantizado a todos.
Keywords: Serviço social
Educação básica
Trabalho qualificado
Servicio social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: FERREIRA, Bianca Balbueno. Trabalho do serviço social na educação básica brasileira: contribuições na área interdisciplinar. 2017. 70p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2685
Issue Date: 1-Dec-2017
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bianca Balbueno Ferreira (2017).pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.