Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Guterres, Marcelo Xavier-
dc.creatorFreitas, Adriano Pinto de-
dc.date.accessioned2018-04-12T17:14:09Z-
dc.date.available2018-04-11-
dc.date.available2018-04-12T17:14:09Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.identifier.citationFREITAS, Adriano Pinto de. Análise econométrica da demanda de passageiros em rotas aéreas regionais comerciais no Brasil. 80 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2674-
dc.description.abstractThe airline industry is considered of strategic importance, both by government and by industry analysts, at national and international level. It is worth mentioning that this statement, its the reality of the brazilian air transportation market, due the continental dimensions of the country lands. So transporting people is essential to decentralize brazilian development. Therefore, air transport operators noting the requirement for air routes that connect diferents regions of the country, need to assess economically and operationally the feasibility of implementing these regional airlines. Wherefore, it is necessary evolving a potential demand forecasting systematics on this regions. Also pointing, that accuracy in estimating air transport demand is a key element for the survival of the companies in this highly competitive market. But on the other hand, there is just a feel number of studies with this scope in the national literature. This study seeks to contribute to the planning of the various actors involved in the air transport industry by proposing a evaluation system for the potential demand for regional air routes, athwart the proposal of econometric models. Airline passenger data of 2013 out of 71 served cities in Brasil are used to establish the model. The estimation model can be utilized in many areas of aviation industry, such as determining hight frequency on a route, forecasting the size of air passenger traffic for potential new airports or potential new routes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andrea Pereira (andrea.pereira@unipampa.edu.br) on 2018-04-11T18:38:01Z No. of bitstreams: 1 Tcc Adriano Freitas 2016.pdf: 2246072 bytes, checksum: 92f2b06a8ae79c3809f8b6575e3f08d4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2018-04-12T17:14:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc Adriano Freitas 2016.pdf: 2246072 bytes, checksum: 92f2b06a8ae79c3809f8b6575e3f08d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-12T17:14:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc Adriano Freitas 2016.pdf: 2246072 bytes, checksum: 92f2b06a8ae79c3809f8b6575e3f08d4 (MD5) Previous issue date: 2016-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectTransporte aéreo regionalpt_BR
dc.subjectPrevisão da demandapt_BR
dc.subjectModelos de regressãopt_BR
dc.titleAnálise econométrica da demanda de passageiros em rotas aéreas regionais comerciais no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Guterres, Marcelo Xavier-
dc.contributor.referee2Santos, Ivonir Petrarca dos-
dc.contributor.referee3Palmeira, Eduardo Mauch-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO setor de transporte aéreo é considerado de relevância estratégica, tanto por governistas quanto por analistas setoriais, em âmbito nacional e internacional. Cabe destacar, que esta a rmação descreve a importância do setor no Brasil de maneira ímpar, devido as dimensões continentais de suas terras, sendo o transporte de pessoas crucial no processo de descentralização do desenvolvimento do país. Desta maneira, ao constatar esta necessidade de instalar rotas aéreas que interliguem as diferentes regiões do país, os operadores de transporte aéreo necessitam avaliar a viabilidade nanceira e operacional de implementar estas linhas aéreas regionais. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver sistemáticas relacionadas a análise do potencial da demanda de passageiros nestas regiões. Ressaltando ainda que, a acuracidade no processo de predição de demanda em transporte aéreo, é um elemento chave para a manutenção das operações dos diversos atores envolvidos neste mercado, devido este apresentar características de alta competitividade. No entanto, na literatura nacional são escassos os estudos que objetivam avaliar a demanda por viagens aéreas em rotas domésticas regionais. O presente estudo busca contribuir com o planejamento dos diversos atores envolvidos na indústria do transporte aéreo, ao propor uma sistemática de avaliação do potencial da demanda em rotas aéreas regionais de municí- pios desconectados da malha aérea nacional, por intermédio da proposição de modelos econométricos. Os modelos serão obtidos por intermédio dos dados de passageiros de rotas aéreas regionais do ano de 2013 de 71 municípios brasileiros. O modelo gerado neste estudo pode contribuir com múltiplas áreas da aviação, como exemplo a determinação da frequência em uma rota aérea, e principalmente com a previsão da demanda potencial de passageiros para eventuais novos aeroportos e novas rotas aéreas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc Adriano Freitas 2016.pdf2,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.