Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2657
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A fotografia como estratégia de imagem em relações públicas na legitimação das organizações: uma reflexão a partir do facebook da Samarco Mineração S.A.
Autor(es): Marques, Raquel dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Marcela Guimarães e
1° Membro da banca: Guindani , Joel Felipe
2° Membro da banca: Lubeck, Elisa
Resumo: As Relações Públicas pode se utilizar da fotografia como estratégia na legitimação organizacional, pois a mesma possui um poder comunicativo. O objetivo geral deste trabalho é compreender a fotografia como estratégia de Relações Públicas na legitimação organizacional. Sendo escolhida como objeto de estudo para análise das fotografias a empresa Samarco Mineração S.A. que é uma empresa de mineração fundada em 1977. Seu produto são pelotas de minério de ferro, que são comercializadas internacionalmente para indústria siderúrgica. Em 5 de novembro de 2015, a barragem de Fundão, localizada no município de Mariana – MG, se rompeu, causando uma catástrofe não só ambiental, mas, também, nas famílias daquele local. Desde então, a empresa que sempre teve o discurso de honrar com seus compromissos com a sociedade e com o meio ambiente teve que traçar estratégias de comunicação para recuperar o estrago que essa tragédia causou na imagem da organização e consequentemente na legitimação organizacional. Para a realização deste estudo primeiramente foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de refletir sobre os temas principais fotografia e Relações Públicas, a partir de autores destas áreas. Como a abordagem deste trabalho é a fotografia em Relações Públicas, foram analisadas as fotografias publicadas na página do Facebook da empresa para então perceber a fotografia como estratégia de legitimação organizacional. Para a análise das fotografias publicadas da página no Facebook da empresa Samarco Mineração S.A.. Foi utilizada a seguinte técnica de pesquisa: análise de conteúdo. Para as categorias de análise foram utilizadas as categorias de análise para uma fotografia eficaz de Santos (2015). Segundo o autor existem fatores que contribuem para a eficácia de uma fotografia, aos quais são: motivo, elementos de apoio, mensagem, luz, técnica fotográfica e reação emocional duradoura. Com base nas análises das fotografias se pode observar que, as mesmas foram utilizadas em conjunto às ações de reparação e compensação do conflito entre organização e públicos. Sendo assim, utilizada estrategicamente pelas Relações Públicas na legitimação e na função política da atividade.
Abstract: Public Relations can use photography as a strategy in organizational legitimacy, because it has a communicative power. The general objective of this work is to understand photography as a Public Relations strategy in organizational legitimation. Samarco Mineração S.A., a mining company founded in 1977, was chosen as the object of study for the analysis of the photographs. Its product is iron ore pellets, which are sold internationally for the steel industry. On November 5, 2015, the Fundão dam, located in the municipality of Mariana - MG, broke, causing a catastrophe not only environmental, but also, in the families of that place. Since then, the company that always had the speech to honor with its commitments to society and the environment had to draw communication strategies to recover the damage that this tragedy caused in the image of the organization and consequently in the organizational legitimacy. For the accomplishment of this study the bibliographical research was first used, with the objective of reflecting on the main subjects photography and Public Relations, from authors of these areas. As the work of this work is Public Relations photography, the photographs published on the company's Facebook page were analyzed and the photograph was perceived as an organizational legitimation strategy. For the analysis of the published photographs of the Facebook page of the company Samarco Mineração S.A .. The following research technique was used: content analysis. For the categories of analysis we used the categories of analysis for an effective photograph of Santos (2015). According to the author there are factors that contribute to the effectiveness of a photograph, which are: motive, elements of support, message, light, photographic technique and lasting emotional reaction. Based on the analysis of the photographs, it can be observed that they were used in conjunction with actions to repair and compensate the conflict between the organization and the public. Therefore, it is strategically used by Public Relations in the legitimation and political function of the activity.
Palavras-chave: Relações públicas
Fotografia
Comportamento organizacional
Planejamento estratégico
Facebook (Rede social on-line)
Samarco Mineração S.A.
Public relations
Photo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: MARQUES, Raquel dos Santos. A fotografia como estratégia de imagem em relações públicas na legitimação das organizações: uma reflexão a partir do facebook da Samarco Mineração S.A. 2017. 55p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2657
Data do documento: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raquel dos Santos Marques (2017).pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.