???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2656
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Comunicação e cidadania nas organizações não governamentais: estudo do facebook da ONG SOMJIA
Autor(es): Rocha, Anna Caroline Soares
Primeiro Orientador: Guindani, Joel Felipe
1° Membro da banca: Lubeck, Elisa
2° Membro da banca: Almeida, Cristóvão Domingos de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso estuda a relação da comunicação e cidadania, através da utilização do Facebook da Organização Não Governamental SOMJIA, localizada em São Paulo. A pesquisa pretendeu compreender como a rede digital on-line Facebook está sendo utilizada pela ONG como ferramenta para a cidadania, procurando identificar, a partir dos comentários dos participantes da rede digital on-line Facebook, em que medida acontece o diálogo da ONG com a comunidade. Também buscou evidenciar o entendimento dos coordenadores da ONG sobre a relação comunicação, redes sociais on-line e cidadania; a maneira como os colaboradores e participantes utilizam da rede digital on-line Facebook para a comunicação com a ONG investigada. A partir de uma abordagem qualitativa, os resultados foram obtidos através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os colaboradores da ONG. Para ampliar as possibilidades de investigação também foi desenvolvida uma pesquisa de opinião dos participantes das atividades da ONG. Como resultado, identificou-se que o Facebook é uma ferramenta utilizada pela ONG como meio de comunicação com a comunidade, porém não é o principal veiculo de diálogo com o seu público. Identificou-se, também, que uma organização sem fins lucrativos necessita empreender um olhar mais cuidadoso para o planejamento de comunicação on-line, tendo em vista a diversidade de seu público.
Abstract: Este trabajo estudia la relación de comunicación y ciudadanía, mediante el uso de Facebook en la Organización No Gubernamental SOMJIA, situada en la ciudad de São Paulo. La investigación buscaba comprender cómo la rede digital online Facebook es utilizada por la ONG como una herramienta para la ciudadanía, tratando de identificar, a través de los comentarios de los participantes en la rede digital online Facebook, en qué medida sucede el diálogo con la comunidad. También buscó mostrar la comprensión de los coordinadores de la ONG en la relación comunicación, rede digital online y ciudadanía; la manera como los participantes y colaboradores utilizan de la rede digital online Facebook para comunicarse con la ONG investigada. Desde un enfoque cualitativo, los resultados se obtuvieron mediante la aplicación de entrevistas semi estructuradas con los colaboradores de la ONG. Para ampliar las posibilidades de investigación para saber la opinión de los participantes de las actividades de la ONG. Como resultado, se identificó que el Facebook es una herramienta utilizada por la ONG como un medio de comunicación con la comunidad, pero no es el principal vehículo de diálogo con su público. Se identificó que una organización sin fines de lucro necesita llevar a cabo una planificación más cuidadosa de la comunicación en línea tiendo a la vista la diversidad de su público.
metadata.dc.subject: Comunicação
Organizações não-governamentais
Cidadania
Facebook (Rede social on-line)
Sociedade de Moradores do Jardim das Imbuias e Adjacentes (São Paulo, SP)
Comunicación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: ROCHA, Anna Caroline Soares. Comunicação e cidadania nas organizações não governamentais: estudo do facebook da ONG SOMJIA. 2017. 79p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2656
metadata.dc.date.issued: 6-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Anna Caroline Soares Rocha (2017).pdf2.67 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???