???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2653
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lubeck, Elisa-
dc.creatorCabrera, Lívia Fagundes-
dc.date.accessioned2018-04-09T11:43:29Z-
dc.date.available2018-04-09T11:43:29Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationCABRERA, Lívia Fagundes. Comunicação e saúde: uma análise da campanha de doação de órgãos da ABTO 2017 no facebook. 2017. 63p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2653-
dc.description.abstractThis paper presents the theme of communication, citizenship and health, with emphasis on awareness campaigns on organ donation, demonstrating communication processes as an information tool and social mobilization. The campaign covered in this study refers to the campaign linked by the Brazilian Association of Organ Transplants (ABTO) to facebook in 2017, titled "the emoji that can save lives", in which the strategies used during the month of the campaign are highlighted, such as posts, videos and invitations to users in the fanpage. In this sense, the research seeks to show how the awareness campaigns are achieving the expected goal, in the case of organ donations, to be able to reduce the refusals of the families. It seeks to understand how such a campaign mobilized society through social media. This study aims to understand how the campaign carried out by the Brazilian Association of Organs proposed the discussion on organ donation. The research is a content analysis of the campaign of the Brazilian Association of Organ Transplants (ABTO) 2017, on Facebook, with a bibliographic research shelter that deals with the theme. However, after the data collection, the publications carried out in the fanpage were analyzed through quantitative analysis. Finally, the results of the analysis of the content of the campaign "The Emoji that can save lives" are shown under the point of view of how the communication managed to reach the expected public, however it was perceived that this had a positive impact on the social network, however many actions still need to be taken to increase the number of organ donors in the country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDoação de orgãos, tecidos, etcpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleComunicação e saúde: uma análise da campanha de doação de órgãos da ABTO 2017 no facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832229213226548pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3840407630244162pt_BR
dc.contributor.referee1Guindani, Joel Felipe-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Carmem Regina Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2519320965882266pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a temática comunicação, cidadania e saúde com destaque nas campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos, demonstrando os processos comunicacionais como ferramenta de informação e mobilização social. A campanha tratada nesse estudo refere-se a campanha vinculada pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) no facebook em 2017, intitulada “ o emoji que pode salvar vidas”, no qual destaca-se as estratégias utilizadas durante o mês da campanha, tais como posts, vídeos e convites aos usuários, na fanpage. Neste sentido a pesquisa busca mostrar como as campanhas de conscientização estão atingindo o objetivo esperado, no caso das doações de órgãos, de conseguir diminuir as recusas das famílias. Procura-se entender como tal campanha mobilizou a sociedade através das mídias sociais.Este estudo tem por objetivo compreender como a campanha realizada pela Associação Brasileira de Órgãos propôs a discussão sobre a doação de órgãos. A pesquisa trata-se de uma análise de conteúdo da campanha da Associação Brasileira de Transplantes de Orgãos (ABTO) 2017, no Facebook, com resguardo de pesquisa bibliográfica que tratam o tema. Contudo após a coleta dos dados se analisou as publicações realizadas na fanpage por meio de análise quantitativa. Por fim mostram-se os resultados da análise do conteúdo da campanha “O emoji que pode salvar vidas” sob a ponto de vista de como a comunicação conseguiu atingir o público esperado, entretanto percebeu-se que esta teve impacto positivo na rede social, porém ainda é preciso criar muitas ações, para aumentar o número de doadores de órgãos no país.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lívia Fagundes Cabrera (2017).pdf2.39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???