Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2623
Tipo: Dissertação
Título: A prática da supervisão escolar em uma escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Básica Murillo Nunes de Oliveira – Alegrete, RS
Autor(es): Almeida, Lilian Christiane Silveira de
Primeiro Orientador: Rocha, Jefferson Marçal da
metadata.dc.contributor.referee1: Schumacher, Jane
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Juliana Brandão
Resumo: Este relatório crítico reflexivo do Mestrado Profissional em Educação aborda a prática do Supervisor Escolar numa Escola do Campo. A escola objeto deste relato é Escola Municipal de Educação Básica Murillo Nunes de Oliveira – Polo da Conceição, Alegrete/RS, que oferta Educação Infantil – Nível A e B, Ensino Fundamental Completo (1º a 9º ano) e Ensino Médio, situa-se 7º Subdistrito do Guaçu-Boi no município de Alegrete, localidade denominada Conceição. Conta com 16 professores e 209 estudantes. Como diagnóstico inicial da realidade escolar foi realizado um questionário, para compreender quem são os alunos da escola. Os professores também responderam a um questionário, para definir o grupo que participaria da intervenção. Após, foi realizada a intervenção, através da constituição de um grupo de estudos com os professores de Educação Infantil – Nível A e B e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta intervenção teve como proposta compreender a prática do Supervisor no cotidiano escolar, na perspectiva de compreender esta função em um processo de gestão democrática nas escolas com este perfil. Ao analisar as atribuições do Supervisor Escolar, partindo de um contexto próprio da experiência da práxis, busca-se o aperfeiçoamento de sua prática, contribuindo para a constituição de uma identidade para escola EMEB Murillo Nunes. A intervenção se deu em dez encontros, planejados a partir de diagnóstico inicial, com base em análise documental de registros do setor de Supervisão Escolar do educandário, dos índices de aprovação e reprovação e dos índices de Desenvolvimento da Educação Básica. A avaliação da intervenção foi através da observação por parte da pesquisadora proponente e de um questionário com duas perguntas abertas sobre o papel do Supervisor Escolar em cada encontro, além de uma autoavaliação por parte dos professores, em relação à cada temática discutida. Após a intervenção foi possível perceber que ainda não há uma clara percepção da função do Supervisor Escolar, e que a construção desta práxis se dá no cotidiano de cada escola, com suas peculiaridades e desafios. Também se pode considerar que o objetivo principal do supervisor é o processo de ensino aprendizagem de todos os educandos, proporcionando um ambiente saudável para a convivência e preocupando-se com a formação continuada de cada profissional que atua no educandário.
Abstract: Este informe crítico reflexivo del Máster Profesional en Educación aborda la práctica del Supervisor Escolar en una Escuela del Campo. La escuela objeto de este relato es Escuela Municipal de Educación Básica Murillo Nunes de Oliveira – Polo de la Conceição, Alegrete/RS, que oferta Educación Infantil – Nivel A y B, Enseñanza Fundamental Completo (1º a 9º año) y Enseñanza Media, se localiza 7º Subdistrito del Guaçu-Buey en el municipio de Alegrete, localidad denominada Conceição, cuenta con 16 profesores y 209 estudiantes. Como diagnóstico inicial de la realidad escolar fue realizado un cuestionario, para comprender quién son los alumnos de la escuela. El grupo de profesores también respondió un cuestionario, para definir el grupo que participaría de la intervención. Después de fue realizada la intervención, a través de la constitución de un grupo de estudios con los profesores de Educación Infantil – Nivel A y B y Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental. Esta intervención tuvo como propuesta comprender la práctica del Supervisor en el cotidiano escolar. En la perspectiva de comprender esta función en un proceso de gestión democrática en las escuelas con este perfil. Al analizar las atribuciones del Supervisor Escolar, partiendo de un contexto propio de la experiencia de la práxis, búsqueda-si el perfeccionamiento de su práctica, contribuyendo para la constitución de una identidad para escuela EMEB Murillo Nunes. La intervención se dio en diez encuentros, planeados a partir de diagnóstico inicial con base en análisis documental de registros del sector de Supervisión Escolar del educandário, de los índices de aprobación y reprovação y de los índices de Desarrollo de la Educación Básica. La evaluación de la intervención fue a través de la observación por parte de la investigadora proponente y de un cuestionario con dos preguntas abiertas sobre el papel del Supervisor Escolar en cada encuentro, además de una autoevaluación por parte de los profesores, en relación cada temática discutida. Después de la intervención es posible percibir que aún no hay una clara percepción de la función del Supervisor Escolar, y que la construcción de esta práxis se da en el cotidiano de cada escuela, con sus peculiaridades y desafíos. También se puede considerar que el objetivo principal del supervisor es el proceso de enseñanza aprendizaje de todos los educandos, proporcionando un ambiente saludable para la convivencia y preocupándose con la formación continuada de cada profesional que actúa en el educandário.
Palavras-chave: Supervisão Escolar
Gestão Escolar
Profissionais da Educação
Escola do Campo
Supervisión Escolar
Gestión Escolar
Profesionales de la Educación
Escuela del Campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação
Citação: ALMEIDA, Lilian Christiane Silveira de. A prática da supervisão escolar em uma escola do campo: o caso da Escola Municipal de Educação Básica Murillo Nunes de Oliveira – Alegrete, RS. 121p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2623
Data do documento: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LilianChristianeSilveiradeAlmeida2017.pdfLilian Christiane Silveira de Almeida 20172,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.