Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2621
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Surgimento e primeiros anos do Collegio Elementar 15 de Novembro em Bagé/rs (1909-1929)
Autor(es): Godoy, Ana Paula Paz
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
3° Membro da banca: Rosa, Vinicius Barreto
Resumo: Este trabalho busca compreender o processo de surgimento do Collegio Elementar 15 de novembro do município de Bagé/RS, no período da Primeira República (1889-1930). Neste sentido, têm-se como propósito produzir narrativas históricas sobre os acontecimentos educacionais que promoveram o surgimento dos Collegios Elementares no Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho tem como perspectiva metodológica o viés da pesquisa documental ancorada principalmente no uso de fontes escritas como os Relatórios e Decretos da Instrução Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Relatórios Intendenciais do município de Bagé/RS e notícias editadas pelo jornal republicano “O Dever” do município de Bagé/RS. Os dados analisados revelaram que o Collegio Elementar 15 de Novembro contribuiu na expansão do ensino que estava acontecendo na educação gaúcha, além de promover o aumento de vagas públicas para o município de Bagé/RS nas primeiras décadas do século XX.
Abstract: Este trabajo busca comprender el proceso de surgimiento del Collegio Elementar 15 de novembro de la ciudad de Bagé/RS, durante el periodo de la Primera República (1889-1930). En este sentido, tuvo como propósito producir narrativas históricas sobre los acontecimientos educacionales que promovieron el aparecimiento de los Collegios Elementares en el Estado del Rio Grande del Sur. Este trabajo tiene como perspectiva metodológica la contribuición de la pesquisa documental aportada principalmente en el uso de fuentes escritas como los informes y Decretos de la Instrucción Pública del Estado del Rio Grande del Sur, informes intendenciales del municipio de Bagé/RS y noticias edictadas por el periódico republicano “O Dever” del município de Bagé/RS. Los datos analizados han revelado que el Collegio Elementar 15 de Novembro contribuyó en la expansión de la enseñanza que estaba aconteciendo en la educación gaúcha, además de promover el aumento de vagas públicas para el município de Bagé/RS en las primeras décadas del siglo XX.
Palavras-chave: Letras
Instituições de ensino
Expansão da educação pública
Educação pública
Collegio Elementar 15 de novembro
Educação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: GODOY, Ana Paula Paz. Surgimento e primeiros anos do Collegio Elementar 15 de Novembro em Bagé/rs (1909-1929). 44 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2621
Data do documento: 28-Jan-2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Paula Godoy 2015.pdf792.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.