???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2616
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Timidez e docência: a perspectiva de uma docente tímida
Autor(es): Kendzerski, Clarissa Ribeiro
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
Resumo: O propósito deste trabalho é apresentar a pesquisa que teve por objetivo refletir sobre a timidez na docência. Esta pesquisa adotou como metodologia o estudo de caso, tendo por sujeito uma professora tímida que atua em uma escola pública de ensino médio da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. Foram analisadas as diferentes formas de manifestação da timidez e suas implicações para a docência. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários e entrevistas. A análise dos dados foi feita a partir das seguintes categorias: formação docente, trabalho docente, timidez e relações interpessoais. Os resultados encontrados contribuíram para a análise da timidez na docência sob o ponto de vista da professora que se define como tímida, desvelando as dificuldades e potencialidades para o exercício da docência em razão da timidez. Pode-se perceber que a professa tímida, conseguiu através de cursos, e do próprio exercício profissional superar e atuar na docência, mesmo sendo uma pessoa tímida, o que leva a conclusão de que a timidez não impede a docência, desde que as pessoas tenham consciência e aprendam a lidar com ela.
Abstract: El propósito de este trabajo es presentar una investigación que tuvo por objetivo reflexionar sobre la timidez en la docencia. Esta investigación tuvo como metodología adoptada el estudio del caso, teniendo por sujeto una profesora tímida que actúa en una escuela pública de la secundaria de la ciudad de Bagé, Río Grande del Sur. Fueron analizadas las distintas maneras de manifestación de la timidez y sus implicaciones para la docencia. Para la colecta de datos fueron utilizados los siguientes instrumentos: cuestionarios y entrevistas. El análisis de los datos se llevó a cabo a partir de las siguientes categorías: formación docente, trabajo docente, timidez y relaciones interpersonales. Los resultados obtenidos contribuyeron para el análisis de la timidez en la docencia sobre el punto de vista de la profesora que se define como tímida, desvelando las dificultades y potencialidades para el ejercicio de la docencia en razón de la timidez. Puede verse que la profesora tímida gestiona, a través de cursos y la misma práctica profesional, superar y trabajar en la enseñanza, aun siendo una persona tímida, lo que lleva a la conclusión de que la timidez no impide la enseñanza, ya que las personas tengan conciencia y aprendan a lidiar con ella.
metadata.dc.subject: Letras
Timidez
Docência
Ensino
Formação docente
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: KENDZERSKI, Clarissa Ribeiro. Timidez e docência: a perspectiva de uma docente tímida. 41 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2616
metadata.dc.date.issued: 28-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC II CLARISSA KENDZERSKI.pdf679.67 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???