Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2600
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A trajetória da narrativa para crianças de Edy Lima: um estudo sobre a representação do leitor infantil
metadata.dc.creator: Fagundes, Luciane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Kelm, Miriam Denise
metadata.dc.contributor.referee3: Zancani, Cristine Lima
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho investiga os recursos composicionais que a escritora Edy Lima utiliza para representar o leitor em suas obras de literatura infantil. Além disto, a pesquisa apresenta um breve relato sobre a diversidade e versatilidade das obras da autora. Para a realização da análise da representação da criança foi escolhida a série A vaca voadora, obra literária que possui uma enorme repercussão e circulação no mercado, há mais de 40 anos. Como o objetivo do trabalho é analisar como se apresenta a reprodução do universo infantil nos livros, procuramos observar como o processo de adaptação das partes que compõem os textos está presente. Nos sete livros abordados, verificamos que a autora, ao desenvolver sua narrativa, utiliza a fantasia como principal elemento de sedução para atrair o leitor, valendo-se de temas, cenários e magia para estabelecer um diálogo com o mesmo. Encontramos nas personagens adultas, figuras solidárias à criança, que participam espontaneamente das aventuras e situações que envolvem a fantasia. Por outro lado, constatamos a presença de uma voz adultocêntrica reproduzida pela personagem criança, Lalau, que não condiz com o universo infantil. Além disto, percebemos que o uso da linguagem, por vezes de difícil compreensão para o leitor, pode ser um fator que promova um afastamento da criança que ainda não possui fluência de leitura. De modo geral, a permanência da série indica que, embora existam limitações como o enfraquecimento do papel das personagens infantis ou a ausência da problematização de suas expectativas, a autora disponibiliza, através da fantasia, um universo cheio de aventuras, humor e solidariedade, provinda das personagens adultas, o que tende a promover a identificação do leitor infantil com o universo narrado.
Abstract: This paper aims to investigate how the compositional features the writer Edy Lima are used to represent the reader in his works of children's literature, also the survey provides a brief account of the diversity and versatility of the author. To perform the analysis of the child representation in the series, it was chosen the book A vaca voadora, a literary work which has a great repercussion and presence on the market for over 40 years. As the objective is to analyze how the infant universe in the books is represented, we seek to observe how the process of its adaptation is present. In the series of seven books we see the author developing the narrative using fantasy as the main element of seduction to attract the reader, drawing on themes, scenarios and magic to establish a dialogue with its reader. The adult characters are sympathetic figures to the child, they participate spontaneously in adventures and situations involving the fantasy. Although, we note the presence of an adult voice played by the character, Lalau, which is not consistent with the childish universe. Also, we noticed that the use of a language sometimes difficult to understand for the reader may be a factor that promotes a departure from the child who does not yet have reading fluency. In conclusion, we noticed that the permanence of the series indicates that although there are limitations as the weakening of the role of the children characters or the lack of questioning of their expectations, the author provides through the fantasy a world full of adventure, humor and solidarity, arising from the adult characters, which tends to promote the identification of child readers with the universe narrated.
Keywords: Letras
A vaca voadora
Edy Lima
Leitor infantil
Literatura infantil
Narrativa
Interpretação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: FAGUNDES, Luciane da Silva. A trajetória da narrativa para crianças de Edy Lima: um estudo sobre a representação do leitor infantil. 106 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2600
Issue Date: 18-Dec-2015
Appears in Collections:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Luciane Fagundes 2015.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.