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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
metadata.dc.creator: Hidalgo, Luisa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Giovani, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee2: Dornelles, Clara
metadata.dc.contributor.referee3: Porto, Ana Cláudia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar a influência de discursos publicitários racistas e sexistas em dois diferentes grupos sociais da cidade de Bagé-RS. O primeiro é composto por alunos do 3º. ano do ensino médio da Escola Dr. Luiz Maria Ferraz –CIEP e o segundo grupo é composto por alunos de uma turma mista do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa. Como aparato teórico-metodológico foi utilizado a análise crítica do discurso, teoria proposta por Norman Fairclough. A ACD Faircloughiana analisa eventos discursivos sob três dimensões: texto, prática discursiva e prática social. Para alcançar nossos objetivos, questionamos os dois grupos a respeito de quatro diferentes textos publicitários. Dois deles fazem apologia ao sexismo e outros dois ao racismo. Foram elaboradas três perguntas que abrangem as dimensões propostas por Fairclough, com o intuito de compreender o ponto de vista da recepção dos textos por sujeitos de diferentes grupos sociais. As análises sugerem que os discursos presentes nos textos influenciam fortemente os sujeitos participantes da pesquisa, confirmando as palavras de Fairclough quando afirma que o discurso é uma forma de agir sobre o mundo e sobre o outro.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo principal investigar la influencia de discursos publicitarios racistas y sexistas en dos diferentes grupos sociales de la ciudad de Bagé-RS. El primero está compuesto por alumnos del 3º. el año de la enseñanza media de la Escuela Dr. Luiz Maria Ferraz -CIEP y el segundo grupo está compuesto por alumnos de una clase mixta del curso de Licenciatura en Letras de la Universidad Federal de Pampa. Como aparato teórico-metodológico fue utilizado el análisis crítico del discurso, teoría propuesta por Norman Fairclough. La ACD Faircloughiana analiza eventos discursivos bajo tres dimensiones: texto, práctica discursiva y práctica social. Para alcanzar nuestros objetivos, cuestionamos a los dos grupos acerca de cuatro diferentes textos publicitarios. Dos de ellos hacen apología al sexismo y otros dos al racismo. Se elaboraron tres preguntas que cubren las dimensiones propuestas por Fairclough, con el fin de comprender el punto de vista de la recepción de los textos por sujetos de diferentes grupos sociales. Los análisis sugieren que los discursos presentes en los textos influencian fuertemente a los sujetos participantes de la investigación, confirmando las palabras de Fairclough cuando afirma que el discurso es una forma de actuar sobre el mundo y sobre el otro.
Keywords: Letras
Discurso publicitário
Sexismo
Racismo
Influência publicitária
Análise crítica
Análise do discurso
Análise crítica do discurso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: HIDALGO, Luisa da Silva. A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS. 51 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2591
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português

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