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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : “Nada se cria, tudo se compacta”: taxonomia dos gifs animados
Autor(es): Campos, Rafaela dos Santos
Primeiro Orientador: Feil, Gabriel Sausen
1° Membro da banca: Feitosa, Sara Alves
2° Membro da banca: Silva, Mérli Leal
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo criar uma taxonomia dos GIFs animados utilizados em redes sociais digitais. Para isso, faz-se necessária a construção de um panorama do uso do GIF e também a compreensão de quatro movimentos: (1) o entendimento de que o GIF é um modo de comunicação compactada, partindo das ideias de Nietzsche, Lévy/Lemos, Peruzollo e Aguiar; (2) a compreensão do cenário onde os GIFs estão inseridos, caracterizado como uma era efêmera, tendo por base os conceitos de Baudelaire, Bauman, Recuero, Primo, Santaella e Manovich; (3) um resgate da história dos GIFs animados, observando seus antecessores, sua história nas redes sociais digitais, as formas de apropriação pela Publicidade e pelo Jornalismo e seus parentes mais atuais (aplicativos e redes sociais com o mesmo princípio do GIF), isso tudo com base nos conceitos de Mascarello, Nadal, Amaral, Couri, Machado, Martins, Muniz, Esteves & Cardoso, Moura, entre outros; (4) a apresentação da taxonomia e de duas constituições de GIFs: o GIF preguiçoso e o GIF estranho, a partir das ideias de Nietzsche e Deleuze. O método utilizado para realização do trabalho se constitui em uma pesquisa exploratória com suporte de pesquisa bibliográfica (livros, artigos, dissertações) e utilização da técnica de observação simples. Por fim, o trabalho considera que é importante a continuidade dos estudos sobre os GIFs e ferramentas de criação de imagem em movimento (looping), bem como da observação das mudanças e atitudes dos usuários do ambiente cibernético/digital. Desse modo, é possível utilizar os conceitos explanados no trabalho para refletir se o que está sendo produzido na internet nos leva a algum lugar ou tem efeito rápido em nossas vidas (efêmero/transitório).
Resumen : This work has the objetive to create a taxonomy of the animated GIFs used in digital social networks. To achieve it, it‟s necessary to build a panorama from the uses of the GIF and also the comprehension of four movements: (1) from Nietzsche, Lévy/Lemos, Peruzollo and Aguiar; (2) the comprehension of the scenary where the GIFs are in, featured as an ephemeral era, based on the concepts from Baudelaire, Bauman, Recuero, Primo, Santaella and Manovich; (3) a history rescue of the animated GIFs, watching their predecessors, their history in the digital social networks, the ways Advertising and Journalism appropriate their content, and their recent relatives (applications and social networks with that share the same principle as the GIF), all of that based in the concepts from Mascarello, Nadal, Amaral, Couri, Machado, Martins, Muniz, Esteves & Cardoso, Moura, and others; (4) the taxonomy‟s presentation and two constitutions of GIFs: the lazy GIF and the odd GIF, based on Nieztsche‟s and Deleuze‟s ideas. The method deployed in the doing of this work is an exploratory research supported by a bibliographic research (books, essays, thesis) and the simple observation technique. Finaly, the work considers the importance of carrying on with the researchs about GIFs and tools that create images in movement (looping), so as the observation of the changes and attitudes of the cybernetic/digital ambient users. In this way, it is possible to use the concepts explained in the work to reflect if what is being produced on internet is taking to some place or if it has an quick effect in our lives (ephemeral/transient).
Palabras clave : Redes sociais on-line
Imagens digitais
Comunicação
Cibercultura
Online social networks
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : CAMPOS, Rafaela dos Santos. “Nada se cria, tudo se compacta”: taxonomia dos gifs animados. 2017. 75p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2566
Fecha de publicación : 6-dic-2017
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

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