???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2563
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Panorama da pesquisa acadêmica sobre o PIBID - Programa Institucional de Iniciação à Docência - no Brasil
Autor(es): Barbosa, Thaís Paz
Primeiro Orientador: Giovani, Fabiana
1° Membro da banca: Giovani, Fabiana
2° Membro da banca: Dornelles, Clara
3° Membro da banca: Hinz, Josiane Redmer
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar um panorama das produções acadêmicas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). É uma pesquisa de estado da arte, de cunho quantitativo e qualitativo que procura mapear e descrever a partir dos resumos de dissertações e teses que foram selecionados do site da Capes como se apresentaram os estudos sobre o PIBID no período de 2009 até 2014. Para o levantamento e a caracterização gerais da pesquisa utilizou-se como fonte a plataforma da Capes, Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que disponibiliza via WEB resumos das produções acadêmicas (teses e dissertações). A análise dos dados coletados segue por dois caminhos. O primeiro, de caráter quantitativo, traça uma estimativa das produções encontradas por ano, região, Universidade, área do conhecimento e programa a qual pertence do Brasil. O segundo referente, a análise qualitativa na qual foram utilizadas três categorias de análise: tema/questão, aporte teórico e metodologia. Esta pesquisa utilizou os estudos sobre “Estado da Arte”, por se tratar de um instrumento que busca a compreensão do conhecimento sobre determinado tema, em um período de tempo específico, e, consequentemente, sua sistematização e análise. Assim, justifica-se a proposta de nossa pesquisa, uma vez que compreendemos que nosso movimento é amplo e comporta características de meta-pesquisa que, por si envolve o dinamismo e a necessária evolução do conhecimento científico, procuramos, assim, apresentar esse movimento em nossa pesquisa mapeando a produção científico-acadêmica sobre o PIBID. O panorama apresentado indicou que o tema PIBID é foco de muitas pesquisas, sobretudo as da área de Ciências Exatas. A pesquisa revelou também que houve um aumento no número de produções no período que abrange os anos de 2011 e 2012.
Abstract: This work aims to present an overview of the academic productions on the Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID). This is a state of the art research, quantitative and qualitative approach that seeks to map and describe from the abstracts of dissertations and theses that were selected from the Capes site as performed studies on the PIBID from 2009 until 2014. For surveying and general characterization of the research was used as the source of Plataforma Capes, Higher Education Staff Development Committee, which provides WEB summaries of academic production (theses and dissertations). The analysis of the collected data follows two paths. The first in characterized as quantitative, provides an estimate of production encountered by year, region, university area of knowledge, and which program belongs in Brazil. Second, the qualitative analysis in which we used three categories of analysis: topic / question, theoretical approach and methodology. This research used studies of "State of the Art", because it is an instrument that seeks the understanding of knowledge about a particular topic in a specific period of time, and consequently, its systematization and analysis. Thus, justified the proposal of our research, as we understand that our movement is wide and includes meta-search features which in itself involves the dynamism and the necessary evolution of scientific knowledge, we try to therefore show this movement in our research mapping the scientific and academic research on the PIBID. The overview presented indicates that the subject PIBID is a focus of many investigations, especially in the area of Exact Sciences, the research also revealed that there was an increase in the number of productions in the period covering the years 2011 and 2012.
metadata.dc.subject: Letras
Ensino
Metapesquisa
PIBID
Estado da arte
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: BARBOSA, Thaís Paz. Panorama da pesquisa acadêmica sobre o PIBID - Programa Institucional de Iniciação à Docência - no Brasil. 64p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2563
metadata.dc.date.issued: 9-Dec-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC THAÍS PAZ BARBOSA 2015.pdf1.41 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???