Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2531
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A intervenção do assistente social frente à violência contra a criança e o adolescente
metadata.dc.creator: Dorneles, Graciele Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pessôa, Elisângela Maia
metadata.dc.contributor.referee1: Pedersen, Jaina Raqueli
metadata.dc.contributor.referee2: Rhoden, Juliana Lima Moreira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, realizada nos documentos elaborados durante o período de estágio. A análise documental aborda a intervenção do assistente social frente à violência contra a criança e o adolescente, ressaltando a experiência de estágio no Centro de Formação Tereza Verzeri no município de São Borja/RS, em que foi realizado um projeto de intervenção com crianças para discutir este assunto. Este trabalho tem como objetivo analisar como se constituiu o processo de estágio em Serviço Social com a turma Bem-ti-vi na instituição Centro de Formação Tereza Verzeri, em relação ao tema da violência para dar visibilidade à intervenção do assistente social diante dessa temática. Justifica-se pela importância de sua discussão possibilitando a intervenção do profissional para seu enfrentamento e prevenção, também pela oportunidade de contribuir para que as crianças cresçam com a concepção de que a violência é uma violação de direitos, contribuindo para a formação de uma nova cultura. Para a análise dessa pesquisa documental, foi utilizado o método dialético crítico e suas categorias, desvelando e interpretando a realidade, além do estudo qualitativo e da análise de conteúdo. Por fim, como resultado desse processo de intervenção junto à turma Bem-ti-vi em relação à violência, identificou-se que as crianças tiveram uma mudança de comportamento durante a execução do projeto, e que este colaborou para a harmonia das relações entre as crianças. Por meio desse trabalho também identificou-se quais foram as conquistas e os limites encontrados, instigando a busca pela superação das dificuldades e o aperfeiçoamento profissional.
Abstract: El presente trabajo trata de una pesquisa documental, realizada en los documentos elaborados durante el período de pasantía. El análisis documental aborda la intervención del asistente social frente a la violencia contra el niño y el adolescente, resaltando la experiencia de la pasantía en el Centro de Formação Tereza Verzeri el municipio de São Borja/RS, en el cual fue realizado un proyecto de intervención con niños para discutir este asunto. Este trabajo tiene como objetivo analizar como se constituyó el proceso de pasantía en Servicio Social con el grupo Bem-ti-vi en la Institución Centro de Formacão Tereza Verzeri, en relación al tema de la violencia para dar visibilidad a la intervención del asistente social frente a esta temática. Se justifica la importancia de su discusión posibilitando la intervención del profesional para su enfrentamiento y prevención, también por la oportunidad de contribuir para que los niños crezcan con el concepto de que la violencia es una violación de derechos, contribuyendo para la formación de una nueva cultura. Para el análisis de esta pesquisa documental, fue utilizado el método dialéctico crítico y sus categorías, revelando e interpretando la realidad, más allá del estudio cualitativo y del análisis del contenido. Por fin, como resultado de este proceso de intervención junto al grupo Bem-ti-vi en relación a la violencia, se identifico que los niños tuvieron un cambio de comportamiento durante la ejecución del proyecto, y que este colaboró para la armonía de las relaciones entre los niños. Por medio de este trabajo también se identificó cuales fue ronlos logrosylos limites encontrados, instigando la búsqueda para la superación de las dificultades y el perfeccionamiento profesional.
Keywords: Violência
Criança e adolescente
Trabalho - aspectos sociais
Serviço social
Assistente social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: DORNELES, Graciele Melo. A intervenção do assistente social frente à violência contra a criança e o adolescente. 66p. 2013. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2531
Issue Date: 14-May-2013
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Graciele Melo Dorneles (2013).pdf497,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.