Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2529
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O serviço social na Unipampa campus São Borja: a realidade e as possibilidades de ampliação das ações na assistência estudantil
metadata.dc.creator: Bernardes, William de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Villar, Véra Lúcia Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Colvero, Ronaldo Bernardino
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, José Wesley
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste em uma apresentação reflexiva, crítica e propositiva do período de graduação em Serviço Social, com ênfase na atividade teórico-prático executada em campo de estágio vivenciado junto ao Serviço Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Borja, tendo como objetivo geral apontar possibilidades de ampliação das ações do profissional de Serviço Social relacionadas à Assistência Estudantil. Para isso utilizou-se referenciais teóricos das áreas da Educação, do Serviço Social e das Ciências Sociais, além de documentos institucionais, como resoluções, legislações, relatórios de gestão sobre a UNIPAMPA. Identificou-se que historicamente a educação superior brasileira foi quase que uma exclusividade das elites, e até o ano de 2007 as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estavam em um processo de sucateamento, quando foi promulgado o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI), que gerou um processo de interiorização das Universidades Federais, sendo que uma das universidades criadas é a UNIPAMPA, instalada na mesorregião econômica metade sul do estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de contribuir para com o desenvolvimento dessa região. A Política de Assistência Estudantil é um conjunto de políticas realizadas nas instituições de educação, com o objetivo de contribuir com os estudantes para que consigam seus plenos desenvolvimentos acadêmicos no ensino superior e de cidadania, e atualmente é um programa de governo. Na UNIPAMPA, esta política é desenvolvida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), e no campus São Borja é operacionalizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), que conta com uma profissional de Serviço Social. A partir disso, apontam-se possibilidades de ampliação das ações do Serviço Social na instituição, nas áreas de: mobilização dos usuários, consolidação do Serviço Social, atenção à saúde e esporte, acolhimento, alimentação, moradia, transporte, lazer, cultura, acompanhamento, Programa Bolsas Permanência (PBP), creche e material pedagógico.
Abstract: El presente trabajo consiste en una presentación reflexiva, critica y propositiva del período de graduación en Servicio Social, con énfasis en la actividad teórico-práctico ejecutada en el campo de pasantía vivenciado junto al Servicio Social de la Universidad Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Borja, teniendo como objetivo general apuntar posibilidades de ampliación de las acciones del profesional de Servicio Social relacionadas a la Asistencia Estudiantil. Para esto se utilizó referenciales teóricos de las áreas de la Educación, del Servicio Social y de las Ciencias Sociales, también de documentos institucionales, como resoluciones, legislaciones, informes de gestión sobre la UNIPAMPA. Se identificó que históricamente la educación superior brasilera fue casi que una exclusividad de las elites, y hasta el año de 2007 las Instituciones Federales de la Enseñanza Superior (IFES) estaban en un proceso de desarme, cuando fue promulgado el Programa de Apoyo a Planos de Restructuración y Expansión de las Universidades Federales Brasileras (REUNI), que genero un proceso de interiorización de las Universidades Federales, siendo que una de las universidades creadas es la UNIPAMPA, instalada en la meso región económica mitad sur del estado de Rio Grande do Sul, con el objetivo de contribuir para con el desenvolvimiento de esta región. La Política de Asistencia Estudiantil es un conjunto de políticas realizadas en las instituciones de la educación, con el objetivo de contribuir con los estudiantes para que consigan sus plenos desenvolvimientos académicos en la enseñanza superior y de la ciudadanía, y actualmente es un programa de gobierno. En la UNIPAMPA, esta política es desenvuelta por la Pró-Rectoria de Asuntos Estudiantiles y Comunitarios (PRAEC), y en el campus São Borja es dirigido por el Núcleo de Desenvolvimiento Educacional (NuDE), que cuenta con una profesional de Servicio Social. A partir de esto, se apuntan posibilidades de ampliación de las acciones del Servicio Social en la institución, en las áreas de: movilización de los usuarios, consolidación del Servicio Social, atención a la salud y deporte, acogimiento, alimentación, vivienda, transporte, ocio, cultura, acompañamiento, Programa Beca Permanencia (PBP), guarderías y material pedagógico.
Keywords: Educação superior
Estudantes
Assistência
Serviço Social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: BERNARDES, William de Souza. O serviço social na Unipampa campus São Borja: a realidade e as possibilidades de ampliação das ações na assistência estudantil. 75p. 2013. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2529
Issue Date: 15-May-2013
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILLIAM DE SOUZA BERNARDES (2013).pdf976,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.