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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de genética e seus aspectos químicos no ensino médio
metadata.dc.creator: Cantão, Paula Costallat
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Márcio Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Márcio Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Fantinel, Leonardo
metadata.dc.contributor.referee3: Guadagnini, Paulo Henrique
metadata.dc.contributor.referee4: Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, tem-se observado um afastamento demasiado entre a pesquisa científica e a prática do ensino nas salas de aula. Em contraponto, percebe-se a existência de muitos fenômenos biológicos que envolvem conhecimentos específicos de Química que, nos livros de Biologia, estão apenas implícitos. Compreendemos que a inserção das representações químicas no ensino de Biologia podem vir a auxiliar no ensino de Genética, mais precisamente no conceito de moléculas de DNA, que formam os genes, pontuando a interdisciplinaridade entre estas duas disciplinas. Portanto, este trabalho tem como objetivo facilitar a aprendizagem do ensino de Genética através de uma perspectiva interdisciplinar envolvendo Biologia e Química segundo os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva de Rand J. Spiro e da Teoria da Aprendizagem Sociointeracionista de Lev Vygotsky, proporcionando aos alunos atividades experimentais, elaboração de maquetes de modelos moleculares e uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), com o intuito de agregar conhecimentos científicos ao cotidiano escolar. Com isso, este trabalho descreve a criação de uma sequência didática alicerçada em um formato de hipertexto, como meio para o ensino de conteúdos de Genética em uma turma de 2ª série do Ensino Médio, composta por 34 alunos, de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Bagé, RS. A pesquisa realizada foi do tipo intervenção pedagógica, de caráter qualitativo e quantitativo e procurou investigar o ganho percentual na aprendizagem relacionado à aplicação da sequência didática, através do Método de Richard Hake. Para isso, foram utilizados pré e pós-testes sobre o conteúdo estudado. Como resultado, observamos ganhos na aprendizagem de 51,85%. A produção educacional resultante deste trabalho consiste em um material de apoio composto por um hipertexto com diferentes mídias e roteiros de aulas práticas e experimentais que podem servir de apoio para professores de Biologia do Ensino Médio ministrarem suas aulas sobre a transmissão das características hereditárias.
Abstract: Nowadays, too much has been observed between scientific research and teaching practice in classrooms. In contrast, we can see the existence of many biological phenomena that involve specific knowledge of Chemistry that, in Biology books, are only implicit. We understand that the insertion of chemical representations in the teaching of Biology can help in the teaching of Genetics, more precisely in the concept of DNA molecules, which form the genes, pointing out the interdisciplinarity between these two subjects. Therefore, this paper aims to facilitate the learning of introductory Genetic concepts through an interdisciplinary perspective involving Biology and Chemistry according to the principles of Rand J. Spiro's Theory of Cognitive Flexibility and Lev Vygotsky's Socio-Interactional Theory of Learning, providing students with experimental activities, elaboration of molecular models miniatures and use of information and communication technologies (ICT), with the purpose of adding scientific knowledge to school everyday. This paper describes the creation of a didactic sequence based on a hypertext format, as a mean for the teaching of Genetics contents in a high school class of 34 students from a private school in the city of Bagé, RS. The research was a pedagogical intervention kind of qualitative and quantitative nature and sought to investigate the percentage gain in learning related to the application of the didactic sequence through the Richard Hake Method. For this, pre and post-tests were used on the studied content. As a result, we observed learning gains of 51.85%. The educational output resulting from this paper consists of a support material composed of a hypertext with different media and practical and experimental classes that can be used as support for High School Biology teachers to teach their classes on the transmission of hereditary characteristics.
Keywords: Ensino de genética
Ensino de ciências
Genética molecular
Hipertexto
Interdisciplinaridade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citation: CANTÃO, Paula Costallat. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de genética e seus aspectos químicos no ensino médio. 172 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2516
Issue Date: 20-Dec-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências

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