Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2450
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Caracterização das oficinas: uma pesquisa exploratória em publicações na área de Ensino de Ciências da Natureza
metadata.dc.creator: Osório, Ticiane da Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Pazinato, Maurícius Selvero
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter exploratório que teve como intuito analisar os artigos bibliográficos que apresentam o termo “oficina/oficinas” em seus títulos, resumos ou palavras chave. Os problemas de pesquisa que nortearam este trabalho foram: “As oficinas podem ser consideradas uma metodologia para o Ensino de Ciências? Em qual Postura Filosófica estão fundamentadas? Existe uma uniformidade em relação à estruturação metodológica das oficinas?”. Diante disso, em busca de respostas aos problemas em questão, realizou-se uma análise nos artigos publicados em seis revistas da área de ensino classificadas como A1, A2 e B1, de maneira quanti-qualitativa, com a finalidade de mensurar e qualificar as publicações geradas em torno do termo “oficina/oficinas”. Para a análise das publicações selecionadas foram elaboradas duas dimensões: “Identificando as oficinas” que se divide em três categorias: Nível de Ensino, Componentes Curriculares e Complemento Nominal. A segunda dimensão, intitulada “Postura Filosófica” está estruturada em duas categorias: Bases Teóricas e Autores. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa, percebeu-se que são diversos os complementos nominais que os autores utilizam em suas propostas, tais como Conceitual, Pedagógicas, Temáticas, De teatro, De Física, Educativas, Ensino e Aprendizagem e Didático-Pedagógicas. Também se verificou que em muitos casos o termo oficina é apenas mencionado como um recurso de ensino, mas o artigo não apresenta uma fundamentação teórica ou definição específica. Ressalta-se que as oficinas em sua maioria são fundamentadas na Base Teórica Construtivista e que a menos utilizada é a Comportamentalista. Os resultados revelaram que dos 33 artigos encontrados apenas oito fundamentaram a organização e estruturação das oficinas. Por fim, constatou-se que as oficinas constituem uma ferramenta muito utilizada na área de ensino, com o propósito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, não há um consenso na literatura sobre as mesmas, o que permite concluir que não muitas vezes são empregadas sem um rigor metodológico.
Abstract: This work presents a exploratory character survey that had as purpose to analyze the bibliographic articles that present the term "workshop/workshops" in their titles, abstracts or keywords. The problems of research that guided this work were: "The workshops may be considered a methodology for teaching science? In which Philosophical Posture are justified? There is a uniformity in relation to methodological structure of workshops? ". Given this, in search of answers to the problems in question, an analysis on articles published in six magazines of the teaching area classified as A1, A2 and B1, quantitative and qualitative way to measure and qualify the publications generated around the term "workshop/workshops".For the analysis of selected publications were prepared two dimensions: "identifying the workshops" which is divided into three categories: Education Level, Curriculum and Add-on Components. The second dimension, entitled "Philosophical Posture" is structured into two categories: Theoretical Bases and Authors. Among the results obtained in this research, it was noticed that there are several add-ons used by the authors in their proposals such as Conceptual, Pedagogical, Thematic, Theatre, Physics, Educational, Teaching and Learning and Didactic-Teaching. Also it was found that in many cases the term workshop is only mentioned as a teaching resource, but the article does not present a theoretical foundation or specific definition. It should be noted that the workshops are mostly based on Constructivist Theoretical Basis and that the least used is the Behaviour Source. The results revealed that of the 33 articles found only eight cited organization and structuring of the workshops. Finally, it was found that the workshops are a widely used tool in the education area, with the purpose to assist in the teaching and learning process, however, there is no consensus in the literature about the same, which leads to the conclusion that not often are employed without a methodological rigor.
Keywords: Ensino de Ciências
Teorias da aprendizagem
Oficinas
Teaching science
Theoretical Learning
Workshops
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: OSÓRIO, Ticiane da Rosa. Caracterização das oficinas: uma pesquisa exploratória em publicações na área de Ensino de Ciências da Natureza. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2450
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TICIANE DA ROSA OSÓRIO.pdfTICIANE DA ROSA OSÓRIO 20161,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.