Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2446
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sistema solar: uma proposta lúdica para o ensino de ciências
metadata.dc.creator: Machado, Jéssica Penteado
metadata.dc.contributor.advisor1: Carneiro, Janaína Viário
metadata.dc.description.resumo: Em virtude dos problemas enfrentados atualmente no Ensino de Ciências busca-se alternativas que possam contribuir para uma melhoria nesse processo. A partir da coleta de dados em relação aos temas abordados no Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Dom Pedrito, optou-se pelo tema “Terra e Universo”, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez que estas não desenvolvem este conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho tem por objetivo proporcionar a construção do conhecimento de Ciências interligando conceitos científicos à forma lúdica. Para a construção do conhecimento, em relação ao tema proposto, será utilizada como metodologia os Três Momentos Pedagógicos apresentada por Delizoicov e Angotti (1994). Assim, busca-se construir uma prática educativa, através de uma oficina temática com o tema Sistema Solar. A oficina agregará atividades lúdicas, utilizando materiais alternativos de baixo custo para possível aplicação em sala de aula como recurso pedagógico para professores desenvolverem conteúdos de disciplinas consideradas abstratas. Uma vez que a utilização de diferentes metodologias de ensino pode aproximar a escola da realidade social e cultural do aluno, contribuindo para a construção do conhecimento de forma dinâmica e contextualizada.
Abstract: Due to the problems currently faced in Science Teaching, we are looking for alternatives that can contribute to an improvement in this process. Based on data collection in relation to the themes addressed in the Elementary School in the Municipal Schools of Dom Pedrito, the theme "Terra e Universo" was chosen, based on the National Curricular Parameters, since these did not develop this content in the final years of the Elementary School. The purpose of this work is to provide the construction of knowledge of science, interconnecting scientific concepts to the playful form. For the construction of knowledge, in relation to the proposed theme, the Three Teaching Moments presented by Delizoicov and Angotti (1994) will be used as methodology. Thus, it is sought to build an educational practice, through a thematic workshop with the theme Solar System. The workshop will add recreational activities, using low-cost alternative materials for possible classroom application as a pedagogical resource for teachers to develop contents of disciplines considered abstract. Since the use of different teaching methodologies can bring the school closer to the social and cultural reality of the student, contributing to the construction of knowledge in a dynamic and contextualized way.
Keywords: Ensino de ciências
Aprendizagem contextualizada
Sistema solar
Science teaching
Contextualized learning
Solar system
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: MACHADO, Jéssica Penteado. Sistema Solar:uma proposta lúdica para o ensino de ciências. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2446
Issue Date: 8-Dec-2016
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSICA PENTEADO MACHADO.pdfJESSICA PENTEADO MACHADO 20161,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.