Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2441
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A literatura na Educação Infantil e sua contribuição para a formação de leitores
metadata.dc.creator: Silva, Vanessa Alves Franco
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Rachel Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Melgares, Tatiane Mena Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Kelly Souza de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da literatura na formação de leitores na perspectiva de professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Jaguarão/ RS. Com esse intuito, através de uma pesquisa qualitativa foram realizadas entrevistas estruturadas com as professoras titulares das turmas do berçário, maternal e pré-escolar I a fim de perceber de que maneira exploram a literatura em seus cotidianos junto às crianças, e quais os possíveis benefícios que consideram a partir da inclusão da literatura no começo da vida escolar. Para fundamentar teoricamente esse trabalho utilizo os autores José Nicolau Gregorin Filho (2010), Fanny Abramovich (1995) e Regina Zilbermann (2003) por defenderem a importância da literatura na formação de leitores, sobretudo, na infância. Durante a execução desse trabalho, dialogando com os autores, pude constatar sobre o quanto a literatura é importante não só no processo de formação de leitores como no desenvolvimento cognitivo das crianças, na expressão, oralidade, e pensamento crítico.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo discutir la contribución de la literatura en la formación de lectores desde la perspectiva de los profesores de la Escuela Municipal de Educación Infantil Yaguarón / RS. A tal fin, a través de una investigación cualitativa se llevaron a cabo entrevistas estructuradas con los titulares de los maestros de las clases de cuarto de niños y me preescolar con el fin de entender cómo explotar la literatura en su vida diaria con los niños, y cuáles son los posibles beneficios considerar la inclusión de la literatura en el comienzo de la vida escolar. Para justificar teóricamente usar este trabajo los autores José Nicolau Gregorin Filho (2010), Fanny Abramovich (1995) y Regina Zilbermann (2003) para la defensa de la importancia de la literatura en la formación de lectores, especialmente en la infancia. Durante la ejecución de esta obra, discutiendo autores, pude ver sobre la cantidad de la literatura no sólo es importante en la formación de lectores como el desarrollo cognitivo de los niños en la expresión, la comunicación oral, y el pensamiento crítico.
Keywords: Literatura
Educação infantil
Professoras
Literatura
Educación infantil
Profesores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: SILVA, Vanessa Alves Franco. A literatura na Educação Infantil e sua contribuição para a formação de leitores. 19p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2441
Issue Date: 30-Jan-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VanessaAlvesFrancoSilva2016.pdfVanessa Alves Franco Silva 2016228,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.