Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2435
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Reflexões sobre a formação docente a partir do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
metadata.dc.creator: Janke, Marysol Fernandez Garcia
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Everton Fêrrêr de
metadata.dc.contributor.referee1: Moscato, Jarbas Parise
metadata.dc.contributor.referee2: Lima Júnior, Agnaldo Mesquita de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende analisar possíveis impactos na formação docente inicial e continuada de professores a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/ campus Jaguarão - RS. O objetivo principal é contribuir para a formação inicial e continuada de educadores. Acredita-se que a vivência neste programa influencia para o desenvolvimento acadêmico profissional pela inserção em ações realizadas com base nas práticas compartilhadas no programa dentro do campus universitário e nas escola da cidade de Jaguarão - RS. Amparada numa investigação de pesquisa qualitativa usando como método potencial a narrativa na visão de quatro ex-pibidianos e suas trajetórias pessoais dentro do referido curso quando participantes do projeto PIBID atuantes nas escolas; hoje Professores formados, que continuaram seus estudos.
Abstract: El presente trabajo pretende analizar los probables impactos en la formación docente inicial y continua de profesores, a partir del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID), subproyecto Pedagogía, de la Universidade Federal do Pampa — UNIPAMPA/ campus Jaguarão – RS. Su principal objetivo es contribuir con la formación inicial y continua de educadores. Se estima que la experiencia adquirida mediante este programa, ejerce influencia en el desarrollo académico profesional, mediante la inserción de acciones implementadas a partir de las prácticas compartidas en el proyecto dentro del campus universitario y en una escuela en la periferia de la ciudad de Jaguarão/RS. Nuestro trabajo se apoya en una investigación cualitativa que emplea como método potencial la narrativa, de acuerdo con la experiencia de cuatro expibidianos y sus trayectorias personales, dentro del mencionado curso, mientras participaron en el PIBID que actuaba en las escuelas. Actualmente egresados, ellos continúan sus estudios de postgrado.
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Formação inicial
Formação continuada
Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID
Formación inicial
Formación continuada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: JANKE, Marysol Fernandez Garcia. Reflexões sobre a formação docente a partir do programa institucional de bolsas de iniciação à docência. 35p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2435
Issue Date: 13-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarysolFernandezGarciaJanke2017.pdfMarysol Fernandez Garcia Janke 2017857,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.