???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2434
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Tecnologias da informação e comunicação (TIC): contribuições do blog no ensino de Ciências
Autor(es): Santos, Débora Cristiane Oliveira dos
Primeiro Orientador: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Resumo: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fazem parte da vida diária das pessoas. Os aparelhos tecnológicos, tais como, os celulares e os computadores têm modificado as formas de comunicação, alterando processos de socialização e aprendizagem, o que inclui também a escola. Dessa forma, este trabalho tem como principal objetivo compreender as possíveis contribuições do uso de Blogs como ferramenta para o Ensino de Ciências em uma escola pública de ensino fundamental do município de Dom Pedrito - RS. E como objetivos específicos: Analisar as postagens realizadas no blog de Ciências do Ensino Fundamental; Investigar como uma professora de Ciências utiliza o blog com seus alunos nas aulas de Ciências; Investigar as possibilidades que o ambiente digital (blog) oferece para o Ensino de ciências e investigar as contribuições do blog na aprendizagem de Ciências. Para atingir os objetivos, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, que terá como espaço a Escola Estadual de Ensino Fundamental Heloisa Sarmento Louzada, situada na cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul e como sujeitos da pesquisa os alunos da turma do 9º ano de uma professora que utiliza as TIC, mais especificamente um Blog, em suas aulas de Ciências. Os dados foram coletados através de observações detalhada do Blog criado e utilizado pela professora cujos resultados serão categorizados e analisados, segundo a metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Destaca-se como resultados: a longevidade do Blog (2010-2016), com 97 postagens e 120.428 visualizações. Em relação as postagens do ano de 2016 prevalecem as relacionadas a disciplina de Química, voltadas para conteúdo, como destaque para elementos químicos. Salienta-se a quantidade baixa de comentários nas postagens (13), equivalendo a 13,40%. Conclui-se que existe uma versatilidade e praticidade do uso de Blogs aliados à educação e destaca-se a dificuldade encontrada pela professora para colocar em prática sua utilização, principalmente, com relação à falta de estrutura física da escola e de apoio da comunidade escolar.
Abstract: El uso de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) son parte de la vida diaria de las personas, dispositivos tecnológicos, como teléfonos móviles y ordenadores han cambiado las formas de comunicación, el cambio de los procesos de socialización y aprendizaje, que también incluye escuela. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo de la comprensión de las posibles contribuciones de la utilización de los blogs como una herramienta para la enseñanza de las ciencias en una escuela primaria de la escuela pública en la ciudad de Dom Pedrito - RS. Y los siguientes objetivos: Analizar los puestos ocupados en el blog Primaria del laboratorio de ciencias; Investigar como maestra de ciencias utiliza el blog con sus estudiantes en las clases de ciencias; Investigar las posibilidades que el entorno digital (blog) ofrece para la educación científica e investigar las contribuciones de blogs en el aprendizaje de la ciencia.. Para lograr los objetivos, se llevará a cabo una aproximación cualitativa a la investigación, que será el espacio de la escuela primaria Escuela Estado Heloisa Sarmento Louzada, en la ciudad de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul y como sujetos de investigación a los estudiantes en la clase de 9º grado un profesor que utiliza las TIC, específicamente un blog en sus clases de ciencias. Los datos fueron recolectados por medio de observaciones de blog detallada creados y utilizados por el maestro cuyos resultados serán clasificados y analizados de acuerdo al método de análisis de contenido (BARDIN, 1977). Se destaca como resultado: la longevidad del Blog (2010-2016), con 97 puestos y 120,428 puntos de vista. En cuanto a los mensajes de 2016 año prevalecer relacionado con el tema de la química, se centró en el contenido como elementos especialmente químicos. Se hace hincapié en la baja cantidad de comentarios en los postes (13), equivalente al 13,40%. Se concluye que hay versatilidad y practicidad de uso de blogs educación aliados y pone de relieve la dificultad que enfrenta el profesor de poner en práctica su uso, especialmente en cuanto a la falta de estructura física de la escuela y apoyar a la comunidad escolar.
metadata.dc.subject: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Ensino de Ciências
Contribuições
Tecnologías de Información y Comunicación (TIC)
Enseñanza de la ciencia
Contribuciones
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: SANTOS, Débora Cristiane Oliveira. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): contribuições do blog no ensino de ciências. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2434
metadata.dc.date.issued: 6-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DÉBORA CRISTIANE OLIVEIRA DOS SANTOS.pdfDÉBORA CRISTIANE OLIVEIRA DOS SANTOS 20161.83 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???