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dc.contributor.advisor1Fernandes, Carolina-
dc.creatorAmaral, Pedro Luís Fagundes do-
dc.date.accessioned2018-03-01T14:38:26Z-
dc.date.available2018-02-26-
dc.date.available2018-03-01T14:38:26Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.citationAMARAL, Pedro Luís Fagundes do. UA ditadura militar brasileira no discurso midiático: a leitura por um viés discursivo na EJA. 165 p. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2422-
dc.description.abstractEsta tesis de maestría tiene por objetivo analizar el discurso sobre la dictadura militar de alumnos adscriptos en la modalidad de enseñanza de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), a partir de la lectura de textos del periódico Gazeta de Alegrete y de otros textos mediáticos sobre dicho período. La fundamentación teórica adviene del Análisis del Discurso de línea francesa, a partir de las reflexiones de Pêcheux, las cuales permiten un análisis de las formaciones discursivas que se disponen en los discursos que las representan. Dicho eso, se ven los sentidos como determinados ideológicamente, pues no hay lenguaje neutro, que pueda transparentemente exponer los hechos de manera libre. Así, los discursos de los medios de comunicación, de los alumnos y del profesor están vistos bajo esos presupuestos teóricos y, por lo tanto, es condición de este trabajo analizarlos. Los discursos mediáticos, una vez sometidos a la interpretación de los estudiantes, permitieron observar los deslizamientos en sus lecturas, sus identificaciones y desidentificaciones con los sentidos vehiculados por los medios poderosos en la época de la dictadura brasileña. Eso nos posibilitó un análisis que observó el pasaje de una lectura parafrástica para una lectura polisémica, que nos permitió acceder a los diferentes discursos sobre la dictadura militar que se iban construyendo a lo largo de cuatro clases impartidas. Los resultados obtenidos en esta investigación aplicada nos posibilitó la elaboración de un producto pedagógico, un guión de análisis del discurso para la Educación de Jóvenes y Adultos. Su objetivo es servir de contribución a los profesores que quieran trabajar con la perspectiva discursiva de la lectura en las clases de Lengua Portuguesa, al ofrecerles ejemplos de lecciones, análisis y actividades didácticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDitadura militar brasileirapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleA ditadura militar brasileira no discurso midiático: a leitura por um viés discursivo na EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Camargos, Moacir Lopes-
dc.contributor.referee2Irala, Valesca Brasil-
dc.contributor.referee3Vinhas, Luciana Iost-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Linguaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar o discurso de alunos de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a ditadura militar a partir da leitura de textos do jornal Gazeta de Alegrete e de outros textos midiáticos sobre o período militar. A fundamentação teórica advém da Análise de Discurso de Linha Francesa, baseada nas reflexões de Michel Pêcheux, que permitem analisar a formação discursiva à qual os discursos estão filiados. Dessa forma, os sentidos são vistos como determinados ideologicamente, posto que não há linguagem neutra, que possa transparentemente expor os fatos de maneira isenta. Assim, os discursos da mídia, dos alunos e professor são encarados sob esses pressupostos teóricos, cabendo a essa dissertação, portanto, observá-los. Os discursos, uma vez submetidos à interpretação em sala de aula, permitiram analisar os deslizamentos na leitura dos alunos, suas identificações e desidentificações com os sentidos veiculados pelos detentores do poder na época da ditadura brasileira. Isso possibilitou uma análise de nossa parte, tendo como foco, a passagem de uma leitura parafrástica para uma leitura polissêmica, que permite acessar a diferentes discursos sobre a ditadura em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa aplicada nos possibilitaram a elaboração de um produto pedagógico: um roteiro de análise de discurso na EJA. Seu objetivo é servir como um contributo aos docentes que queiram trabalhar com a perspectiva discursiva da leitura em aulas de Língua Portuguesa, oferecendo exemplos de aulas, análises e atividades para trabalhar com os alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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Dis Pedro Fagundes Amaral 2015.pdf5.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto Pedagógico - pedro.pdf1.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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