???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2416
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: O direito linguístico em um Curso Binacional do IFSul
Autor(es): Rodrigues, Jéssika Giambastiani
Primeiro Orientador: Marques, Maria do Socorro de Almeida Farias
1° Membro da banca: Santos, Giane Rodrigues dos
2° Membro da banca: Schumacher, Jane Pereira
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar se o direito linguístico do aluno uruguaio é preservado durante as atividades de ensino, desenvolvidas no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Avançado de Jaguarão. Seguindo o método dialético, com uma abordagem qualitativa, foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa exploratória, pesquisa documental e aplicação de uma entrevista com o diretor do Instituto. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado como referências básicas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (1996), Mazzei (2013) que discute a temática de fronteira a partir do viés da Sociologia, Sturza (2006) que aborda questões sobre as línguas de fronteira e sobre o espaço de enunciação fronteiriço. Como resultado da pesquisa concluímos que o direito linguístico do aluno é preservado durante as atividades de ensino mediante as demandas que o curso oferece.
Abstract: El presente trabajo tiene por objetivo investigar si el derecho lingüístico del alumno uruguayo es preservado durante las actividades de enseñanza desarrolladas en el Instituto Federal-Sul-rio-grandense (IFSul), campus Avançado de Jaguarão. El método adoptado para la investigación fue el dialéctico, con un enfoque cualitativo en que fueron utilizados como procedimientos metodológicos: pesquisa exploratoria, pesquisa documental y aplicación de una entrevista. La base referencial usada para el desarrollo de la investigación fue: la Declaración Universal de los Derechos Humanos (1948), Declaración Universal de los Derechos Lingüísticos (1996), Mazzei (2013) que discute problemáticas de frontera desde la Sociología, Sturza (2006) que trata cuestiones sobre las lenguas de frontera y sobre el espacio de enunciación fronterizo. Como resultado de la pesquisa concluimos que el derecho lingüístico del alumno es preservado durante las actividades de enseñanza mediante las demandas que el curso ofrece.
metadata.dc.subject: Direito linguístico
Língua espanhola
Alunos uruguaios
Derecho lingüístico
Lengua española
Alumnos uruguayos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: RODRIGUES, Jéssika Giambastiani. O direito linguístico em um Curso Binacional do IFSul. 19p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2416
metadata.dc.date.issued: 11-Oct-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JéssikaGiambastianiRodrigues2017.pdfJéssika Giambastiani Rodrigues 2017526.22 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???